www.stone-ideas.com

Arte: O esplendor das rochas dos alpes da Apulia

(Dezembro 2011) „Astratto Monumentale“ (Abstrato Monumental) é título do livro sobre esculturas de mármore da região de Carrara. São mostradas ali em quase 300 páginas de grande formato obras de 45 artistas internacionais. É surpreendente a diversidade de tratamentos do material e as formas resultantes disso. As obras encontram-se no mundo todo em destacados espaços públicos ou em coleções particulares.

O livro retrata também a história dessa região de rochas ornamentais, destacando que os artistas romanos já sabiam valorizar aquele mármore. Mais tarde, com Michelângelo, ele se tornaria famoso para muito além das fronteiras italianas. Nas contribuições de especialistas também encontram-se aspectos técnicos, como por exemplo o método de transporte de blocos que pesam toneladas, através de trilhos ou carro de bois.

Um termo incomum se destaca na introdução: trata-se de uma „indústria-de-artistas-artesãos-de-mármore“. Ele retrata as qualidades particulares que consagraram internacionalmente este ramo econômico: tem-se um material extraordinário, um alto know-how para o beneficiamento, emprega-se as mais modernas técnicas e mantém-se a mentalidade aberta para novas ideias que os artistas desejem realizar.

A organizadora do livro é a Fondazione Arkad. Seu objetivo é promover a arte da escultura. Ela foi criada em 2002 por Cynthia Sah e Nicolas Bertoux, que deram nova função a uma antiga fábrica de rochas em Seravezza, na entrada das montanhas.

Pena que o livro até agora só foi publicado em italiano. Aliás, os organizadores estão em busca de patrocínio para traduzi-lo para o inglês. Contatos pelo e-mail. Entre outros, é patrocinadora da edição italiana a empresa Henraux.

„Astratto Monumentale. Scultura Contemperanea in Marmo“. Fondazione Arkad. Edizione Gli Ori, Pistoia. 288 p. ISBN 978-887336-417-7