www.stone-ideas.com

Design: Olhos luminosos em mármore

(Janeiro 2012) Os extraterrestres já estiveram lá?

Visto a partir da luminária „Bolla“ (Balão), que surgia de uma parede de mármore na feira Cersaie, se poderia dizer que visitantes de outro planeta resolveram mostrar ali sua maneira de iluminar: superfícies circulares olhavam para o observador, com uma íris escura no centro e ao redor dela um entorno luminoso, apesar de que a força da luz e sua cor não mudavam perceptivelmente.

Sem pânico. Não foram os extraterrestres. No caso „Bolla“, tratava-se de um desenvolvimento conjunto da empresa italiana Incontroardito com o designer Domenico de Palo. Eles colaram ali duas camadas de mármore com uma camada de vidro entre elas e cortaram esse sanduíche em formato redondo, tornando-o convexo. Assim surgiram olhos convexos, ou côncavos, aos quais foram acrescentados no sanduíche lâmpadas LED, de modo que as formas curvas irradiem luz.

LED não é uma nova estrela em algum lugar do espaço sideral, mas a sigla (inglesa) de Díodo Emissor de Luz. Essas lâmpadas geram luz através de semicondutores ao invés de fios incandescentes, em razão do que consomem muito menos energia. Outra marca registrada do processo é que os LEDs são minúsculos e podem ser construídos para emitir luz de diferentes cores. Em „Bolla“ os LEDs também são individualmente posicionáveis, de modo a possibilitar interessantes jogos luminotécnicos.

Suas possibilidades de utilização são muitas. Para decoração de interiores, esse designer não pensou apenas em paredes, mas também em mesas. E a partir disso se poderia encenar jogos de luz também na fachada de um prédio.

Recomendamos uma visita ao site da Incontroardito.

Domenico de Palo

Fotos/Renderings: Incontroardito