www.stone-ideas.com

Alfredo Polti: Show room ao ar livre na fachada

„In Cava“ (Na Pedreira) é o nome incomum que os envolvidos no projeto deram ao prédio. Sobre isso há uma história anterior. Quando o proprietário, a empresa de rochas Alfredo Polti, visitava uma de suas pedreiras (Calanca-Gnaisse)com o arquiteto contratado, José Stefanini, do JS Studio, ao passar pelos resíduos de um beneficiamento de rochas o arquiteto exclamou: „É exatamente esse pedaço que devemos utilizar“.

O objetivo do passeio pela pedreira era achar uma arquitetura para a sede da empresa em Roveredo, na parte italiana da Suíça. Algo que dissesse ao observador que por ali passasse muito sobre o material: que aquilo provinha da montanha em blocos volumosos, que o trabalho de beneficiamento era árduo, e o muito do que se poderia fazer com aquilo… Por isso, de frente para a rua principal, saltam dos dois últimos andares da fachada do prédio três blocos desproporcionalmente grandes. A relação entre seus comprimentos e larguras foi dada pelo estado bruto das rochas.

No térreo a empresa Polti tem 3 depósitos. No andar acima encontram-se 3 escritórios e sobre estes mais três apartamentos. Os blocos que os precedem na fachada tornam a área interna de ambos escritórios 1,2 m² maior. No „bloco“ do meio encontram-se 2 janelas.

Esse tipo de revestimento de fachada apresentou diversos desafios. Afinal a rocha acrescenta no total mais 40 t de peso à estrutura – a placa maior mede 200 cm x 76,7 cm com 18 cm de espessura, somando quase 450 kg. O arquiteto desenvolveu ancoramentos especiais, nos quais o ferro necessário para o pesou, sozinho, 4,5 t.

Como blocos grossos quase sempre se parecem a monstros monolíticos, ali as placas foram ordenadas uma a uma, de modo que deles emerge um tanto de movimento e desordem. Outro desafio extra foi a canalização da água da chuva em dias de grandes tormentas.

E era isso sobre a apresentação do gnaisse em forma de bloco bruto natural nesse show room ao ar livre.

Nas outras faces do prédio também se encontram ainda em processo de beneficiamento, por exemplo, serras de diamante nas alvenarias das janelas. Em um dos seus lados também há uma alta parede com amostras de 12 tipos diferentes de beneficiamento daquela rocha.

E por fim: naquele entorno encontra-se no chão um jardim de pedras com placas do material jateado.

Dentro daqueles aposentos foi aplicado no piso o Calanca Gnaisse em tratamento amaciado.

Alfredo Polti

JS Studio

Fotos: Fotoatelier Franco Mattei / Alfredo Polti

Alfredo Polti: Gneiss Calanca.Alfredo Polti: Gneiss Calanca.Alfredo Polti: Gneiss Calanca.

(Fevereiro 2012