www.stone-ideas.com

P&R: „Não deixe a sujeira secar“

(Fevereiro 2012) Stone-Ideas.com: Como faço para limpar meu tempo de cozinha em granito?

Stefan Wolf, entalhador de rochas e chefe da empresa Natursteinwerk Rechtglaub-Wolf, de Lübeck, na Alemanha: Digamos que você tem um tampo de cozinha que foi impermeabilizado. Esse tratamento é recomendado e de fato a maioria dos tampos são impermeáveis. No caso de sujeira normal após o cozimento, faça o mesmo que faria com outras superfícies: água, pano, alguma esfregação e pronto.

Mas não deixe pra fazer a limpeza apenas no dia seguinte, quando tudo estiver ressecado, porque a sujeira que penetra nos poros da rocha cria problemas.

Por exemplo: Um óleo que fique por muito tempo sobre seu tampo de rocha ornamental pode penetrar nos canais capilares e alterar a coloração – mesmo que a rocha esteja impermeabilizada. Mais difícil ainda será se esse óleo se resinar, é que o que você vê nas bordas das garrafas de óleo, onde as tampas com o tempo criam uma crosta grudenta. Essa você só consegue retirar com muito esforço do gargalo e assim também dos poros da rocha.

Stone-Ideas.com: Mas quem deixa restos de comida por semanas sobre tampos de cozinha?

Stefan Wolf: Minha regra de ouro é: Não deixe a sujeira secar. Por outro lado, não fique em pânico por causa da rocha. Caso ela adquira uma mancha, quase sempre é possível limpar isso. Para isso há alguns truques e químicos leves, que são desenvolvidos especialmente para rochas ornamentais.

Contudo: não procure fazer você mesmo. Procure quem lhe vendeu o produto e não simplesmente uma ferragem ou loja de materiais de construção. Lá se compram chaves de fenda ou parafusos, mas não rochas ornamentais e seus produtos de limpeza.

Está claro? Ótimo! Eu preciso voltar pros meus clientes.

Rechtglaub-Wolf (em alemão)