www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Março 2012) Aumento nas exportações de 4,1% em valor é o que obteve a indústria de rochas italiana nos primeiros 9 meses do ano passado. Em termos de volume, contudo, houve um recuo (-4,7%). A região de Carrara sofreu com as revoluções do Egito à Líbia, segundo informa a Internazionale Marmi e Macchine em sua Newsletter atual. Outro tema apresentado ali é o desenvolvimento da indústria de rochas na Nigéria.

Latest news: The Spanish fair Piedra (May, 8-11) offers its exhibitors’ guests free travel und free accommodation in Madrid. The terms of the offer depend on the size of the booth. (Spanish)

Lâmpadas de onyx, que lembram cogumelos na floresta, são oferecidas pela empresa suíça Marbreries Kaiser. (em francês)

Quem tem medo de cobra não deve olhar essa foto http://www.inah.gob.mx/images/stories/Multimedia/Fotogalerias/2012/Febrero/templo_mayor/demo/templo_mayor.html#img/foto10.jpg: ela mostra um quadro de rocha vulcânica recém encontrado por arqueólogos no centro histórico da Cidade do México. (em espanhol)

Um método exato para datar camadas de rochas foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Viena. Por ele são colocadas alterações na formação das rochas em contexto com os ciclos da órbita terrestre.

Sandatlas (Atlas da Areia) é o nome do portal dedicado à areia em suas muitas formas.

Enquanto na Europa e nos EUA as economias patinam, há construções em outros lugares, segurando o ritmo. Um exemplo disso é o boom de arranha-céus.

Está disponível online o número 3 do volume 41 de 2011 da Revista Brasileira de Geociências.  O mais recente boletim do Centro Brasileiro de Arqueologia encontra-se também na internet.

O diretor-geral do Cevalor (Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais), António José Costa Romenos Dieb, é novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, informa o Correio Alentejo.

O Estado da Paraíba no Brasil é considerado muito rico em rochas ornamentais, segundo um estudo da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM).

Vídeo do Mês: Alpinismo urbano em fachadas de rocha ornamental (1, 2).