www.stone-ideas.com

Arquitetura: Banhando-se em alto estilo

(Março 2012) O indefectível estilo norte-americano caracteriza esse banheiro em uma residência no estado da Carolina do Norte: cores fortes, extremo movimento na decoração e protagonismo de rochas ornamentais. Trata-se de mármore Rainforest Green no revestimento das paredes da ducha e no tampo da pia. Seu nome, Verde Floresta, é merecido: assim como o cipó se espalha entre os galhos das árvores, correm nessa rocha marcantes veios para cima e para baixo.

A impressão é reforçada pelo fato de que nas placas especialmente grandes as linhas parecem atravessá-la. O efeito é obtido através de uma ordenação chamada book-match: para isso são especialmente procuradas placas brutas que são fotografadas e comparadas virtualmente via computador, só então é decidido o corte.

Um contraste tranquilizante é oferecido pelo piso monocromático de travertino turco. Também nele as placas são especialmente buscadas em tamanhos grandes, contudo aqui a intenção é omitir tanto quanto possível as ranhuras do rejunte. Abaixo da estrutura encontram-se aquecedores de piso.

A técnica Book-match é uma especialidade da empresa Granite and Marble by Malave, com sede em Greensboro, na Carolina do Norte. Ela está em sua terceira geração e tem no momento bons 50 funcionários e um chefe bastante ocupado, Len Malave.

Como de hábito ele realizou esse projeto, de completa reforma de um banheiro no andar superior de uma residência, após estreito acerto de detalhes com o encomendante. „O cliente apaixonou-se à primeira vista pelo Rainforest Marble“, conta ele entusiasmado.

Gostaríamos de sublinhar dois detalhes: a colocação incomum da ducha num canto de ângulo irregular e também o desejo do cliente de uma entrada para a área de banho sem portas.

No tampo da pia encontram-se grande número de assessórios instalados em rochas, combinadas com a textura geral. O cliente os adquiriu em outros lugares, mas logicamente Len Malave concordou em instalá-los. „Nós procuramos casar a artesania do mundo antigo com a moderna tecnologia“, sublinha ele no perfil da empresa.

Granite & Marble by Malave

Fotos: Fábio Câmara Studios

Os arquitetos da Renascença elaboraram várias formas que ainda hoje são parâmetros de beleza. Um exemplo disso é a fachada da catedral de Siena com suas listras marcantes. Esse antigo conceito de composição foi aplicado pelo arquiteto Andrea Pacciani em uma moderna ducha em uma residência privada na cidade de Parma: linhas horizontais de calcário Bianco Avorio e Grigio Argento correm pela parede. Isso produz uma leve alternância de claros e escuros e simultaneamente amplia oticamente o pequeno banheiro de apenas 5 m² de área.

O beneficiamento da rocha foi realizado pela empresa Grassi Pietre. Entre suas tarefas estava também o corte da base do box de banho e da pia, ambas de rocha maciça. A base foi planejada com medidas exatas para aquele canto estreito do cômodo.

Digno de nota é também o fato de que o arquiteto não sublinhou essa parte da trabalhosa construção, mas praticamente deixou-a misturar-se com o resto da composição. Isso foi conseguido com a simples escolha da rocha, idêntica àquela da listra que a sucede imediatamente na parede.

As sombras da decoração renascentista na base do box parecem também conferir listras escuras à peça.

Grassi Pietre

Andrea Pacciani (em italiano)

Simples e rústica é a ducha aberta que o lapidador de rochas francês Nicolas Bonnet desenvolveu para um cliente privado. Foram aplicadas grandes placas do calcário Corton Rose. A rocha foi trabalhada na Burgúndia. A aplicação de revestimentos decorativos foi bastante econômica. O piso e a pia têm revestimentos em Tomette-Terracota.

Nicolas Bonnet é famoso por projetos realizados para clientes especialmente exigentes. Sempre se trata de moradias estilosas, ainda que os estilos possam ser bastante distintos entre si.

Bonnet coloca grande importância no beneficiamento artesanal e sobretudo nos detalhamentos. Em razão disso, ele engaja-se na manutenção das tradições dos artífices especializados, entre outras ações arranjando inclusive intercâmbios internacionais para formandos.

Nicolas Bonnet (em francês)