www.stone-ideas.com

Design: Rochas naturais em luxo residencial e corporal

(Março 2012) Tentativas de empregar rochas naturais em jóias já houve várias. Em geral, contudo, o sucesso de mercado foi pequeno – talvez porque pedaços de mármore de Carrara em um anel, por exemplo, nada tenham daquilo que se vê desse material em uma grande escultura. A Brasigan segue outro caminho: ela utiliza em suas jóias os assim chamados Exóticos, que são granitos raros, com estruturas e cores incomuns para essa rocha. Essas rochas existem apenas no Brasil (e na África, exatamente nas mesmas latitudes, porém do outro lado do Atlântico), e elas podem ser entendidas como um verdadeiro art nouveau da natureza.

Na Feira de Vitória, de 7 a 10 de março, a empresa apresentou sua „Collezione Splendore“. 6 designers de jóias colocaram diferentes exóticos no catálogo da empresa, adornados com ouro, esmeraldas, diamantes e outras pedras preciosas. „A intenção é demonstrar que granito é uma jóia para sua casa ou escritório e que esse luxo pode revestir também seu corpo em forma de colar, anel, brinco ou pingente”.

Para quase todos os granitos utilizados há uma análise de seus (supostos) efeitos benéficos para a saúde humana. Para muitos brasileiros essa ligação mística com a natureza tem um papel importante em suas visões de mundo.

O pré-requisito técnico para essas aplicações foi obter desse mineral em geral bastante quebrável, quando finamente fatiado, estruturas estáveis e resistentes. A propósito de peso: o granito tem o mesmo peso específico do alumínio.

As peças da coleção foram leiloadas ao fim da feira. A soma resultante foi destinada a uma organização que cuida da educação feminina e da luta contra o câncer (Associação Feminina de Educação e Combate do Câncer, AFECC). O nome da coleção homenageia os fundadores da empresa, que nasceram na Itália.

Nas fotos seguintes, 3 dos granitos Exóticos que a Brasigran apresentou pela primeira vez na Feira de Vitória.

Brasigran

Fotos: Brasigran