www.stone-ideas.com

Um novo mercado para a indústria de rochas: design de produtos (1)

Feira STONETECH em Shanghai de 25 a 28 de abril de 2012

(Março 2012) Aquilo que será mostrado sob o slogan „Design de Rocha“ nas feiras internacionais não é de fato design de produto – em geral trata-se de fato de arte e, às vezes, simplesmente de non-sense.

Exemplos são aquelas banheiras ou mesa com sofá em rocha maciça. Eles podem parecer belos e chiques, têm talvez formas harmoniosas. Em sua função contudo eles não são viáveis.

O ponto fraco desses objetos está no fato de que ali se trata de uma mera troca de materiais, sem observar que rochas ornamentais não são próprias para aqueles propósitos: no caso da banheira é necessário antes aquecer cerca de uma tonelada e meia de rocha para que a água na banheira permaneça quente. Mesas e assentos em rocha são desconfortáveis, porque não é possível movê-los.

E já que estamos tratando de design de rochas: seu ponto de partida deve ser orientado por aquilo que as rochas podem oferecer. A palavra de ordem é design „adequado ao material“.

Mas o que pode a rocha – e o que ela não pode? Dito de outra maneira: quais são as particularidades que diferenciam a rocha de outros materiais?

O mais evidente é seu peso. A luminária (que faz referência a uma peça clássica italiana) mostrada pela foto acima aproveita-se disso: sua base pode ser bastante pequena, mesmo que o arco seja bastante grande. Se esse pedestal fosse de plástico ou madeira, se precisaria de um grande bloco; se fosse ferro ele também seria pequeno, mas muito mais caro. No caso da rocha também podem ser utilizados restos da produção de outras encomendas.

E onde no dia a dia são necessárias peças pesadas? Guarda-sóis para mesas de calçada precisam de bases pesadas. Nesse caso o concreto é certamente o melhor material. Mas no terraço de um hotel chique ou em um café sofisticado à beira-mar, a rocha ornamental seria o material certo.

Mais uma particularidade: a rocha guarda sua terra natal em si. Esse fato foi enfatizado pelo designer italiano Raffaello Galiotto em um projeto de hotel. Ele compôs os banheiros em rocha das redondezas e cada cliente do local levou pra casa na forma de souvenir um pedacinho desta rocha belamente empacotado. Esse trabalho foi apresentado por Galiotto e sua empresa, a Lithos Design, na STONETECH 2011.

Outras qualidades da rocha são longevidade, veios e estruturas, o fato de ser agradável ao toque, 100% natural…

No Encontro de Cúpula Internacional de Rochas na China, durante a STONETECH 2012 em Shanghai, experts vão discutir o design do produto. Produtores de máquinas mostrarão como podem contribuir para a realização dessas ideias.

Visite a Feira e o Forum de Design e deixe-se inspirar.

Feira STONETECH em Shanghai de 25 a 28 de abril 2012