www.stone-ideas.com

Mercados: Know-how espanhol para o Usbequistão

(Abril 2012) A Marble Ortega Stone (Grupo MOS) recebeu em fevereiro visitantes do Usbequistão. A delegação do país asiático próximo ao mar Cáspio foi bastante qualificada: entre eles estava o ministro da construção, Erkin Akramov, pois a visita teve como objetivo de longo prazo a criação de uma moderna indústria de rochas no país, com ajuda espanhola. Por seu lado, a Marble Ortega Stone deseja acesso àquele mercado.

A cooperação deve desenvolver-se a partir de diferentes pontos. No primeiro momento, 11 usbeques estudarão na Escuela del Mármol de Andalucía, para adquirir qualificação na obtenção e beneficiamento de rochas. A partir disto, deve ser colocada em funcionamento no Usbequistão uma pedreira modelo, à qual se seguirá o estabelecimento de uma moderna fábrica de beneficiamento. Segundo informa um comunicado de imprensa da empresa, a criação de valor agregado deve acontecer no local.

Os iniciadores da ação calculam o impacto do investimento em cerca de 500 empregos diretos e mais ainda indiretos. E mais: „Deve surgir ali um centro de qualificação semelhante ao da Escuela del Mármol de Andalucía.”

A Marble Ortega Stone, em troca, já está construindo na capital, Tashkent, um showroom para seus produtos, o qual deverá estar pronto em poucos meses. Fundado nos anos 90, o Grupo MOS resulta da reunião de algumas empresas espanholas. O Grupo é ativo internacionalmente e está há mais de 15 anos na Ásia, sob o nome „Shanghai Antonio Stone“.

Os custos do projeto são em 90% financiados pelos ministérios usbeques da construção e educação, com 10% a cargo do grupo empresarial. Também a escola da Andaluzia está associada à iniciativa.

A cooperação surgiu do contato pessoal de Antonio Ortega Pérez, fundador e presidente do Grupo MOS, e D. Bakthier Irmatov, conselheiro para assuntos estrangeiros e econômicos da embaixada usbeque em Madri.

Marble Ortega Stone (Grupo MOS)

Fontes encontráveis na internet falam em grandes recursos naturais no país. Deve haver 20 jazidas de mármore exploráveis, 15 de granito e gabro. Também basalto é encontrável em grandes quantidades. A obtenção de rochas no Usbequistão tem grande tradição, contudo, o estado geral do setor naquele país é de ontem.