www.stone-ideas.com

Arquitetura: Cozinhando em ambiente nobre

(Abril 2012) Um design corajoso foi a característica comum dos projetos apresentados no concurso organizado pela Associação de Lapidadores da Áustria. Mostraremos alguns exemplos e outros se seguirão em edições futuras. O certame foi conduzido pelo Centro de Rochas de Hallein.

Steinzentrum Hallein (em alemão)

„Black is Back“ é o título do módulo de cozinha que faz juz ao nome: o tampo com dimensões de 400 cm x 94 cm foi desenvolvido em granito Nero Assoluto polido. A frente de madeira e liga sintética foi revestida com laqueadura especial, com acabamento do tipo seda fosca. Atrás disso estão os armários inferiores. Superfícies distintas emprestam movimento à aparência geral e também reduzem o impacto visual desse volume decididamente grande.

O trabalho foi realizado pelo mestre lapidador Franz Reinisch, cuja empresa está radicada em Hainsdorf. Fundada em 1985, a firma tem 10 filiais e cerca de 50 colaboradores na alta estação. Ela destaca-se pelo beneficiamento de alta qualidade, onde o chefe e seus empregados aceitam com prazer desafios incomuns. Aqui, entre outros, o ponto chave foi a ligação das duas peças que compõem o tampo – da qual não há vestígios.

A encomenda partiu de uma empresa de cozinhas, também focada em design inovador. Esse tipo de time hoje não se circunscreve mais apenas às grandes cidades: „Black is Back“ está sediado em Feldbach, uma cidadezinha no estado austríaco de Steiermark, com cerca de 4500 habitantes. Essa cozinha recebeu um dos prêmios do concurso.

Steinmetzmeister Franz Reinisch (em alemão)

Sem premiação, contudo, saiu-se o projeto com o curioso título de „Die massive Arbeitsplatte“ (Tampo de trabalho maciço), da mesma firma. E ele merece o nome: o granito Grigio Glox tem 10 cm de espessura e isso sobre uma superfície de 223 cm x 77 cm, o que resulta num peso (tirando o cook top) de 430 kg. O transporte de um treco destes „não é problema“, nos responde a irmã de Franz, Christa Reinisch. E isso que depois são necessários ao menos 6 pessoas para levá-lo ao local preciso onde será instalado no prédio. A estrutura inferior é protegida apenas com apoios extras.

A razão para a opção por um tampo de trabalho maciço foi conferir também oticamente mais peso a esse nicho de cozinhar. E para isso foi acrescentado mais um truque: o tampo de trabalho com a pia junto à parede foi aplicado à rocha e não apenas assentado.

Steinmetzmeister Franz Reinisch (em alemão)

Em contraste, é discreta a cozinha „Quarzit Brown“, projetada e realizada pelo lapidador Franz Reich. O incomum nela é que não se enxerga na peça a cozinha: se não houvesse ali a pia e a área de cozimento, ela também poderia ser uma grande cômoda, instalada junto à coluna do aposento. Esse projeto foi premiado.

„Eu gosto de compor as coisas de maneira diferente do habitual“, diz Franz Reich de seu próprio estilo. Seus clientes, que geralmente vêm com uma vaga ideia do que desejam, sabem valorizar essa criatividade.

No caso de „Quarzit Brown“ Reich desejava oferecer uma atmosfera de tranquilidade. Isso ele obteve através de uma grande superfície, com um tampo de cozinha de uma única peça (logitudinal, de 280 cm x 130 cm) e com a fachada das gavetas, que reforçam o visual da estrutura em rocha.

A atmosfera de tranquilidade é reforçada pelo fato de as gavetas não terem puxadores. Elas são movimentadas por motores, acionados com toque. Contudo, o que fazer quando o motor não funciona? O lapidador é precavido: a fachada das gavetas tem uma inclinação em sua parte inferior, permitindo que dedos puxem a estrutura para frente.

A empresa Steinreich existe desde 1886, fundada pelo bisavô da família. Franz Reich especializou-se na arquitetura de interiores de alto padrão. „Abordar as coisas de maneira criativa é minha paixão“, afirma ele. A empresa tem 10 colaboradores e em encomendas especiais também interage com parceiros.

Steinreich (em alemão)

Fotos: empresas

See also: