www.stone-ideas.com

Mercados: Produção ‚Verde’ é a questão principal

(Abril 2012) A China Stone Material Association (Associação dos Materias de Rocha da China) é a organização nacional chinesa para o comércio nesse setor. Seus membros somam 1000 companhias, entre produtores, beneficiadores e comerciantes. A filiação é voluntária e o presidente é Zou Chuansheng. Peter Becker, do Stone-Ideas’s.com, teve a chance de conversar com ele durante a última edição da Feira de Xiamen.

Stone-Ideas.com: Como foi 2011 para a indústria de rochas da China?

Zou Chuansheng: Foi um bom ano. Tivemos 20% de crescimento em nossa produção e um crescimento entre 20% e 30% nas vendas. A corrente de comércio foi da ordem de 7,6 bilhões de dólares, sendo 2,5 bilhões de importações e 5,1 bilhões de exportações. Em volume isso significou 13 milhões de toneladas em importação e 24 milhões de t em exportação.

Stone-Ideas.com: Quais são as questões principais para 2012?

Zou Chuansheng: A produção ‘Verde’ é a principal questão. Em 2010 começamos a elaborar um esboço de normas para a produção limpa que oriente as empresas na perseguição desta meta. O esboço foi finalizado em 2011 e agora está aguardando aprovação das autoridades. Esperamos que isso seja aprovado e implementado em 2012.

Stone-Ideas.com: O senhor poderia nomear algumas dessas normas?

Zou Chuansheng: Vamos esperar a aprovação do governo. Então eu terei prazer em informá-lo sobre as decisões finais.

Stone-Ideas.com: O senhor se importaria de nos dar uma pista?

Zou Chuansheng: Em primeiro lugar as normas se ocupam da redução da emissão de poeira dentro e fora das oficinas. Também no topo está a redução e tratamento de resíduos, bem como de ruídos. Em termos gerais, o problema principal é questão de administração interna e não de melhoria técnica, ou seja, de como as empresas podem ajustar seu processo produtivo. Em última instância, é assunto da empresa como alcançar essa meta.

Stone-Ideas.com: Em nossa entrevista do ano passado o senhor disse que a falta de trabalhadores qualificados dificultava a vida do setor de rochas chinês. Como está essa situação hoje?

Zou Chuansheng: Nossa associação organiza programas para as companhias, especialmente no setor industrial. Essas qualificações são listadas na Classificação Nacional de Ocupações. Isso significa que os trabalhadores precisam alcançar aquele nível de conhecimento e know-how para serem admitidos. Todos os trabalhadores estão sendo convocados para uma gradual obtenção de qualificação profissional. Mas ainda há muito por ser feito nesse campo.

Stone-Ideas.com: Soubemos que o governo fechou companhias pequenas que estavam explorando pedreiras sem licença. Isso é verdade, e em que extensão isso afeta os preços?

Zou Chuansheng: É claro que isso é verdade. Essas pedreiras eram exploradas ilegalmente! Se essas companhias puderem conseguir licenças então elas poderão ter permissão para retomar suas atividades. A ação foi pouco relevante para os preços, pois há substitutos suficientes.

Stone-Ideas.com: O que mais está na agenda de 2012?

Zou Chuansheng: Estamos encarregados de definir as condições para a fundação de novas companhias. Os mais altos níveis de exigências serão aplicados a estas desde o princípio.

Stone-Ideas.com: Quais são suas expectativas a respeito dos volumes de negócios para o setor em 2012?

Zou Chuansheng: A situação não é muito positiva. Quanto ao comércio exterior, contudo, há sinais de recuperação em nosso principal mercado, os Estados Unidos, mas são sinais tímidos. Os mercados da União Europeia estão fracos também. Então há muitas incertezas. Espero que ao final os esforços de nossas empresas tragam o desejado sucesso.