www.stone-ideas.com

Novo mercado para a indústria de rochas: Design de Produtos (2)

Feira STONETECH em Shanghai de 25 a 28 de abril 2012

(Abril 2012) Onde há novos mercados para a indústria de rochas naturais?

Há um mercado muito grande no design de rochas, ou seja, em objetos cotidianos de rocha ornamental. A marca registrada desses produtos deve ser alta qualidade em termos de sua forma e de sua função (aplicabilidade).

Em uma edição anterior de nossa newsletter, mostramos os critérios que devem nortear esse design de modo a alcançar o sucesso.

Desta vez gostaríamos de analisar o potencial de mercado para produtos de design feitos de rocha.

Antes disso, duas observações: também o setor de pedreiras pode lucrar com o design de rochas, pois a maioria dos artefatos desse tipo deixa-se produzir a partir de resíduos, afinal, esses objetos em geral são pequenos. Nossa foto acima mostra por exemplo a luminária „Arco“: neste clássico do design, a base de mármore poderia ser uma peça de um bloco bruto, o qual tenha se partido.

O design de rochas poderia, portanto, trazer aos proprietários de pedreira dinheiro extra.

E para o setor como um todo o design de rochas traria um efeito de marketing positivo. Em primeiro lugar esses objetos cotidianos decorativos tornam visível no dia a dia das pessoas seu material, fazendo-o frequentar o imaginário do consumidor. Em segundo lugar, seria positivo para o setor reduzir suas altas quantidades de resíduos.

E agora as cifras de mercado: que tamanho tem a demanda por design em rochas?

Um estudo da OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) constatou que a classe média cresce aceleradamente no mundo todo (veja a tabela abaixo): partindo de 1,8 bilhões em 2009 ela será dez anos mais tarde já de 3,2 bilhões. Em 2030, cerca de 20 anos adiante, será de 4,9 bilhões. A característica mais forte da classe média é ter dinheiro à disposição para o consumo, da aquisição de um carro à viagem, passando por uma boa decoração de moradia. À propósito: a maior parte dos integrantes dessa nova classe média vem da Ásia.

Mais do que hoje, esses consumidores vão procurar produtos em primeiro lugar com design diferenciado e em segundo lugar que sejam feitos de materiais naturais.

O design de rochas pode preencher essas duas demandas perfeitamente – em todo caso esses produtos precisam ainda ser desenvolvidos.

No Fórum de Design Internacional da STONETECH 2012 (China International Stone Summit) em Shanghai se reunirão experts do mundo todo para discutir esse tema. Construtores de máquinas abrem o evento, contando suas possibilidades de contribuição para a implementação destas ideias.

Visite a feira e o fórum de design e deixe-se inspirar.

Feira STONETECH em Shanghai 25 a 28 de abril 2012