www.stone-ideas.com

Adegas Zýmē: folhas de videiras e o logo da empresa identificáveis em pentágonos de rochas ornamentais

Adegas Zýmē.

O fabricante italiano dos famosos vinhos tintos Amarone encomendou a arquitetos um prédio dedicado ao marketing

Brandscaping é um conceito atual da arquitetura. Ele deriva de Brand (marca) e Landscaping (paisagismo) e indica que hoje em dia alguns proprietários dão a seus prédios um visual inconfundível. O objetivo é que, por exemplo, uma empresa chame atenção. Um exemplo bem-sucedido disto é o vinhedo Zýmē na localidade de San Pietro em Cariano, no vale Valpolicella, perto do lado de Garda: ele toma o pentágono do logotipo e brinca com essas formas. Isso tudo, no entanto, dispensando os habituais gestos posados que os planejadores costumam conferir a suas construções para brandscaping. Mais que isto, o arquiteto Moreno Zurlo, da A.c.M.e. studio associato di Architettura, fez seu prédio discreto combinar com o entorno e sua história.

Afinal, em San Pietro havia uma antiga pedreira. Ali, por várias gerações, era extraído um calcário que não era particularmente compacto. O profundo buraco na terra era aberto de um lado, onde se encontrava a entrada.

Exatamente dentro da pedreira a Adega Zýmē, produtora do famoso vinho tinto Amarone, feito de passas de uvas, colocou seu novo prédio. Foto: Grassi Pietre

Exatamente dentro da pedreira a Adega Zýmē, produtora do famoso vinho tinto Amarone, feito de passas de uvas, colocou seu novo prédio. Isto também tinha razões práticas: no depósito, onde o vinho amadurece, as temperaturas precisam ser constantes.

Temperaturas constantes podem ser obtida com ar-condicionado, através da mudança para um porão ou ainda pela construção de um porão.

Esta pode ser obtida com ar-condicionado, através da mudança para um porão ou ainda pela construção de um porão.

Por um lado, encontra-se em algumas paredes da construção as antigas rochas, tal como elas apareciam nas escavações.

Uma particularidade espetacular da instalação é a utilização de rochas ornamentais, que estão inseparavelmente ligadas ao local. Por um lado, encontra-se em algumas paredes da construção as antigas rochas, tal como elas apareciam nas escavações.

Contudo, foi utilizada uma nova variante. Escolheu-se o calcário Pietra di Vicenza, que é bastante similar ao original, mas que é mais adequado à aplicação construtiva. Ele foi fornecido pela empresa Grassi Pietre, que tem sede muito perto dali.

O chamado Archivo, um local onde são guardadas garrafas especialmente valiosas, recebeu uma parede inteira de pentágonos, que, ligados uns aos outros, criam padronagens bastante instigantes.

E nisso aparece de novo a história do pentágono. O chamado Archivo, um local onde são guardadas garrafas especialmente valiosas, recebeu uma parede inteira de pentágonos, que, ligados uns aos outros, criam padronagens bastante instigantes.

Essa forma geométrica faz referência à logomarca da empresa Zýmē e essa, por sua vez, tem origem nas folhas de videiras, como mostra a foto.

Essa forma geométrica faz referência à logomarca da empresa Zýmē e essa, por sua vez, tem origem nas folhas de videiras, como mostra a foto.

Os pentágonos se prendem uns aos outros não apenas por força da gravidade, mas são colados individualmente. Foto: Grassi Pietre

Os pentágonos se prendem uns aos outros não apenas por força da gravidade, mas são colados individualmente. Além disso, braçadeiras fixam eles na parede. Isso confere estabilidade ao conjunto mesmo em caso de terremotos.

O centro da construção é uma escada de ferro que liga os dois andares.

O centro da construção é uma escada de ferro que liga os dois andares. Ela tem em seus degraus também a variante Giallo Dorato do calcário Pietra di Vicenza.

Rochas naturais também são encontradas na cozinha, que faz parte do local para degustações de visitantes. Ali há uma pia massiva, de Pietra di Vicenza. Do lado de fora, em frente à entrada principal, foi colocado o mármore turco Rustik Green. Também ali o fornecedor foi a Grassi Pietre.

O teto foi coberto com plantas, para diminuir o aquecimento produzido pelo sol, e a grande janela do primeiro andar foi protegida com uma trama de aço Corten que lembra uma videira. Uma instalação solar gera energia.

Após degustações, os visitantes descreveram a parede dos pentágonos no Archivo como „absolutamente fascinante“. Também suas dimensões chamam atenção: ela tem 16,9 m de comprimento e 5 m de altura. Cada pentágono tem dimensões de 78x56x60 cm e pesa 85 kg.

O prédio em si também tem a forma de um pentágono. Fonte: Grassi Pietre

O prédio em si também tem a forma de um pentágono.

O projeto foi premiado com um dos Pinnacle Awards do Marble Institute of America (MIA) de 2015.

Zýmē

Moreno Zurlo, A.c.M.e. studio associato di Architettura

Grassi Pietre

Fotos: Daniele Domenicali

Adegas Zýmē.Adegas Zýmē.Adegas Zýmē.Adegas Zýmē.Adegas Zýmē.Adegas Zýmē.Adegas Zýmē.

(15.03.2016)