www.stone-ideas.com

Salone del Mobile (1): rochas ornamentais muito bem representadas, mas quase invisíveis

<a href="http://www.guardastone.com/"target="_blank">Guarda Marbles and Stones</a>.

Mármore & cia foram apenas auxiliares na criação de uma impressão geral de alto gabarito nos estandes / A exceção esteve nas luxuosas ilhas de cozinha

Fabulosos 372.151 visitantes foram registrados na feira Salone del Mobile em Milão (12 a 17 de abril 2016) em sua 55ª edição, 67% deles estrangeiros. No total, esse número cresceu 4% em relação ao ano anterior. Entre os expositores, foram 2407, 30% deles do exterior. A superfície da feira foi de 270.000 m² e 20 pavilhões.

Não espanta que, dado seu significado para a economia italiana, o primeiro-ministro Matteo Renzi compareceu e até presidiu a cerimônia do Prêmio SaloneSatellite para novos designers. Essa mostra especial da feira teve o slogan Novos Materiais e apresentou o trabalho de cerca de 650 profissionais menores de 35 anos.

<a href="http://www.guardastone.com/"target="_blank">Guarda Marbles and Stones</a>.

As rochas ornamentais estiveram extensivamente representadas na maior mostra de móveis do mundo – e, contudo, estiveram quase invisíveis. A razão disso é que elas tiveram em geral o papel de material decorativo: então era possível vê-las bastante nas mostras especiais de cozinha ou banheiros, mas sempre no segundo plano auxiliar de paredes e pisos, para conferir um ar de nobreza aos estandes.

Apenas nas ilhas de cozinha as rochas estiveram no centro das atenções. Neste segmento de luxo, há atualmente diversos fornecedores de modelos que custam algumas dezenas de milhares de Euros.

<a href="http://www.frilligallery.com/"target="_blank">Frilli Gallery</a>.

Apenas a italiana Antolini, como de hábito, encenou seu estande destacando tipos de rocha excepcionais (Design: Alessandro La Spada).

A pergunta é: essa discrição de mármores & cia na feira de móveis deve ser um problema?

Queremos dizer: será um problema, e por certo dos grandes. Pois enquanto todos os materiais se reinventam com novas ideias permanentemente – até mesmo materiais nobres, como diamante e ouro, sempre se reapresentam com designs novos – as rochas se afundam paulatinamente em um até bem-acabado, porém inescapável, tédio.

Por isso, em uma outra reportagem falaremos de uma iniciativa do designer Raffaello Galiotto, que quis apresentar o material no centro da cidade de um jeito moderno e inovador. Paralelo a isso, mostramos exemplos de como as rochas artificiais, ou engineered stones, se apresentaram lá.

Em uma reportagem a ser publicada mais tarde, mostraremos ideias que foram apresentadas no programa do FuoriSalone no centro da cidade.

Salone del Mobile 2017, de 27 a 30 de abril

Fotos: empresas / Peter Becker

<a href=" http://www.antolini.com/"target="_blank">Antolini</a>, <a href=" http://www.clanmilano.house/en/"target="_blank">Clan Milano</a>.<a href="http://www.oasisgroup.it/"target="_blank">Oasis</a>.<a href="http://www.oasisgroup.it/"target="_blank">Oasis</a>.<a href="http://www.oasisgroup.it/"target="_blank">Oasis</a>.<a href="http://www.visionnaire-home.com/"target="_blank">Visionnaire</a>.<a href="http://www.rossana.it/"target="_blank">Rossana</a>.<a href="http://www.strasser-steine.at/"target="_blank">Strasser Steine</a>.<a href="http://www.lachance.fr/"target="_blank">La Chance</a><a href="http://www.lachance.fr/"target="_blank">La Chance</a>.<a href="http://www.lapalma.it/"target="_blank">La Palma</a>.<a href="http://www.kennethcobonpue.com/"target="_blank">Kenneth Cobonpue</a>, Design: Federica Capitani.

(20.05.2016)