www.stone-ideas.com

O know-how de como um especialista assenta rochas ornamentais em um piso ou em paredes e fachadas

Quando as rochas ornamentais são aplicadas corretamente, podem conferir às condições de utilização uma longevidade muito grande.

A UE encomendou a criação de módulos de aprendizado para futuros cantareiros / Site para baixar esses arquivos e também traduções para outros países

Um grupo de trabalho de diferentes países europeus desenvolveu módulos para aplicação de rochas naturais em pisos, paredes e fachadas. Trata-se de vídeos (flash cards), fotos, gráficos e textos informativos para download em um site chamado „Stone Placing“. Parte deles está disponível em várias línguas.

Admita-se: o nível técnico não condiz com a formação profissional oferecida em alguns países europeus. Mas se tratava de oferecer uma espécie de nível médio de técnica especializada.

Os temas giram em torno de tarefas típicas que um cantareiro deve executar. Assim é o caso de um dos vídeos sobre a construção de lareiras, outro trata de guarda-corpos em sacadas e há até um dedicado à colocação de lápides mortuárias.

Um aspecto importante em todo esse material é a segurança no local de trabalho.

Um aspecto particular deste material educativo é destacado por Reiner Krug, membro da Federação Alemã de Rochas Naturais (DNV), que coordenou o projeto: „Os refugiados, que vêm em grande número para a Europa, podem ser ajudados pelo projeto a darem seus primeiros passos no mundo profissional.“

Além disso: países que não possuem ensino técnico profissional podem utilizar esse material para qualificar seus jovens trabalhadores. E, por fim, cidadãos comuns com interesse nas lidas de cantaria podem assim obter conhecimento básico.

Os países da UE permitem expressamente que o material seja traduzido e utilizado. „Associações interessadas usam uma das instituições listadas abaixo“, afirma Reiner Krug.

Chama atenção o desempenho que as instituições participantes alcançaram. Afinal, elas formularam em apenas 2 anos um padrão mínimo para toda a Europa sobre o que um cantareiro deve ser capaz de realizar. Os elogios de Reiner Krug também são generosos quanto à colaboração entre os envolvidos.

Para início de pesquisa na página, recomendamos os vídeos (flash cards) com apenas alguns minutos de duração. Eles são encontráveis na página inicial na parte direita inferior.

Na parte superior direita se pode escolher a língua, embora alguns itens ainda aguardem tradução.

Stone Placing

Contractor:
Deutscher Naturwerkstein-Verband – DNV (Germany)

Coordinator:
Asesoramiento, Tecnología e Investigación, S.L – AtinServices (Spain)

Partners:
Centro Tecnológico del Mármol (Spain)

Institut de la Pierre – Les Compagnons du Devoir (France)

Göinge Utbildningscenter (Sweden)

Klesarka Skola (Croatia)

S.C. Concept Consulting, SRL (Romania)

European Association of Natural Stone – EUROROC

(06.06.2016)