www.stone-ideas.com

Blocos brutos como produto, design em rochas naturais como marketing

„Aerial“ é como os designers Bjørn van den Berg & Falke Svatum chamaram sua luminária com um pé de Lundhs Blue.

A empresa norueguesa Lundhs coopera com criadores para aproximar seu material de consumidores finais e arquitetos

As empresas do setor de rochas naturais não ficam em nada atrás dos outros setores no que tange à criatividade no marketing de seus próprios produtos. Nós noticiamos continuamente sobre casos especiais (veja abaixo). O mais novo exemplo vem da Noruega, da empresa Lundhs, o maior de todos os produtores de blocos brutos por lá.

A empresa se dedicou ao campo do design de produtos: na Ventura Lambrate, dentro da programação da Milan Design Week, ela apresentou produtos de uso cotidiano com sua rocha natural Larvikita. Esta rocha é conhecida pela cidade de Larvique, na Noruega. Chama atenção sua alta quantidade de mica, a qual após o polimento, lhe confere um brilho misterioso.

O objetivo da excursão pelo design de produtos é ressaltado pelo chefe da empresa, Thor-Anders Lundhs Håkestad: „Queremos inspirar os consumidores finais e também profissionais como arquitetos e designers. Então precisamos engajar e também surpreender nossa audiência com novas e inspiradoras maneiras de usar rochas naturais.“

„Sfera“ é um objeto decorativo de Kristine Bjaadal, metade de Lundhs Blue....... e metade freixo. Fotos: Lasse Fløde

A excursão ao design de produtos tem uma história anterior: há alguns anos apareceram designers que procuraram a empresa para utilizar suas rochas. Daí se desenvolveram cooperações. Neste Lundhs participou da apresentação „Structure” em Milão, onde 26 designers da Noruega, juntos com empresas domésticas, mostraram suas ideias. Também participaram o sindicato dos designers Klubben e o Norwegian Centre for Design and Architecture. O curador foi o Studio Kråkvik & D’Orazio.

Também está ligado a esta iniciativa o programa „Design Driven Innovation“, para o qual o governo da Noruega destina dinheiro da riqueza petrolífera do país.

Há alguns anos a Lundhs está presente na cena criativa. „Começamos em 2004, quando apresentamos um enorme bloco na feira 100% Design em Londres”, conta Thor-Anders. Com isso se objetivava o mercado de tampos de cozinha daquele país. Desde então participaram também nas exposições „100% Norway“, em Londres.

„Algumas das peças de design de Milão e outros projetos totalmente novos feitos com materiais da Lundhs estão esta semana na exposição “Wanted design” em Nova York”, informa Thor-Anders.

Porém: A Lundhs é de fato fabricante de blocos – como a empresa produziu os projetos dos designers?

Para a „Norwegian Materials“ Martin Solem fotografou os tipos de rochas Lundhs Marina e Lundhs Blue e imprimiu as imagens em travesseiros.

A cooperação com os próprios clientes é a palavra mágica, neste caso com a empresa italiana Nikolaus Bagnara: „Temos trabalhado com Bagnara há muitos anos e agora eles têm as instalações e o conhecimento para este tipo de produção especial”, esclarece Thor-Anders.

Lundhs

Fotos: Siren Lauvdal

See also:

 

 

 

 

 

 

 

 

 
(08.07.2016)