www.stone-ideas.com

Da designer Caterina Moretti: Mesa em mármore com ilha em calcário

Caterina Moretti (Peca): „Isla“.

A fundadora do Studio Peca em Guadalajara, no México, cultiva no design de produtos uma „diversão elegante“

O que mais nos agradou foi „Isla“ (Ilha). Seria bom ser criança outra vez para ter uma mesa destas para brincar. Ok, também se pode comer nela, apesar de que logo haveria bronca dos pais, afinal a sopa ou o iogurte ficariam muito bem se espalhados em torno da montanha sobre a mesa.

Caterina Moretti (Peca): „Isla“.

A ilha é uma escultura feita à mão em calcário espanhol Bateig Azul (Bateig Blue), o qual está incrustado em uma depressão na placa de mármore sem polimento. Também merecem atenção detalhes como os das partes em madeira de carvalho preta e laqueada, com pés em latão.

Caterina Moretti (Peca): „Isla“.

A designer é Caterina Moretti. Ela nasceu em Viena, estudou arquitetura na universidade ITESCO em Guadalajara, no México, fez mestrado em „Crítica e Projetos“ na Universidade Politécnica da Cataluña, em Barcelona, e fundou em 2007, já adentrada nos 30 anos, seu Studio Peca em Studio Peca em Guadalajara.

Ela trabalha com design de produtos, ou seja, objetos para o uso cotidiano, mas confere a suas obras um toque inconfundível, para além da pura funcionalidade. Em „Isla“ há mesmo uma „diversão elegante“. tal como anuncia seu material de imprensa. Isso não poderia estar melhor descrito.

Caterina Moretti (Peca): „Santa Clara“.

„Santa Clara“, que pode ser tanto em mármore branco quanto preto, e cobre polido nos tocou outra vez no nervo da infância. Como porta-objetos ou apoio de livros podem ser usados os mini blocos de rocha com cantos chanfrados e pequenas vasilhas em cobre. E também como criança se pode combiná-los por horas (até que ao final o espertinho desista e vá finalmente fazer o tema de casa).

Caterina Moretti, Ana Saldaña (Peca): „Lava“.

Em „Lava“ mostra-se particularmente claro o contraste entre os materiais que, ao lado de formas simples, fazem a marca registrada do design de Caterina Moretti. Este trabalho surgiu em colaboração com Ana Saldaña, uma colega de profissão, que Caterina Moretti convidou ao seu estúdio.

Caterina Moretti, Ana Saldaña (Peca): „Hauri“.

„Hauri“ relaciona-se à velha tradição dos índios Huichol, que em suas peregrinações à Wirikuta acendem „Castiçais de Luz“. Aqui também, junto com Ana Saldaña, Caterina Moretti experimentou tudo o que se pode fazer com uma esfera ou sua metade, assim como com mármore e latão.

Caterina Moretti (Peca): „Mökki“.

„Mökki“ por fim, claro, é de novo o nosso tema: um mini jardim que os clientes devem arranjar eles mesmos, e nele há uma casinha em ônix, na qual se pode acender uma luz de led. Por um lado segurança e conforto, por outro, liberdade ilimitada em uma ilha rodeada de mármore.

Que mais se pode desejar?

O que desejamos são mais obras de Caterina Moretti em rochas naturais, mesmo que o preço mostrado na loja virtual em seu site seja salgado.

Peca, Caterina Moretti

Fotos: Pablo Fernández del Valle

Caterina Moretti.

(04.09.2016)