www.stone-ideas.com

3,2 milhões de peças individuais compõem a famosa carta náutica de Piri Reis

A famosa carta náutica de Piri Reis como mosaico no shopping center Panora, em Ancara, Turquia.

Há 10 anos um esplêndido mosaico decora o piso do salão de entrada do shopping center Panora em Ankara

Os mosaicos são dos mais antigos trabalhos artísticos em rochas ornamentais. Alguns exemplares da antiguidade resistiram dois milênios. O décimo aniversário do monumental mapa de Piri Reis, localizado no Panora Mall em Ankara, na Turquia, será comemorado no ano que vem.

Lá ele decora o piso do salão de entrada, é diariamente pisado por milhares de calçados e eventualmente também é área expositiva para automóveis ou equipamentos de fitness.

A famosa carta náutica de Piri Reis como mosaico no shopping center Panora, em Ancara, Turquia.

Ele representa sobretudo o Atlântico Sul, com as costas da América do Sul e da África em notável precisão. O original foi criado em 1513, pelo famoso almirante turco Piri Reis, ou seja, cerca de apenas 20 anos após a América ter sido descoberta. Disso falaremos mais tarde.

O projeto para o mosaico e a execução foram feitos pela empresa turca Akdo, uma filial da grande produtora de rochas Silkar. Uma equipe chefiada pelo diretor de criação da Akdo, Metin Ünsal, trabalhou por um mês sobre a representação original, simplificando-a e aumentando-a em 240 vezes.

A representação original é de apenas uma página em pele de camelo, mais ou menos do tamanho de um livro, onde as partes individuais foram desenhadas com extremo detalhamento.

Na 2a fase, com duração de 4 meses, uma equipe de 25 especialistas da Akdo buscou os 49 tipos de rochas com as cores apropriadas, produziram os mais de 3,2 milhões de peças individuais, cada um com dimensões de 1 cm x 1 cm, e finalmente as agruparam em um pavilhão da firma.

A famosa carta náutica de Piri Reis como mosaico no shopping center Panora, em Ancara, Turquia.

Especificações: o diâmetro do mosaico é de 20 m e a área total fica em 315 m².

Depois a imagem completa foi dividida e finalmente reagrupada definitivamente no piso do shopping center.

Falemos um pouco mais sobre Piri Reis e sua carta.

Ela foi sem dúvida pensada como ajuda para navegadores e no original está cheia de auxílios para navegação.

É particularmente digno de nota o quanto é precisamente desenhada a linha continental da Antártica – e sobre isso diga-se que a existência do continente do polo sul de fato não era sequer conhecida.

Os historiadores por isso supõem que Piri Reis, como ele mesmo escreveu, se valeu de material cartográfico do tempo de Alexandre o Grande e da Antiguidade, mas que também buscou o conhecimento mais atual dos navegadores da época.

Sobre Cristóvão Colombo, que em 1492 foi o primeiro europeu a colocar os pés na América Central, ele faz vagas observações.

A carta original de Piri Reis (detalhe). Fonte: Wikimedia Commons

O português Pedro Álvares ele não menciona. Cabral descobriu em 1500, possivelmente por acaso, a costa do atual Brasil e quase tudo indica que ele estava destinado à Índia e quis utilizar um outro caminho pelo mar aberto para chegar mais fácil ao Cabo da Boa Esperança no extremo sul da África.

Este outro caminho estabeleceu-se como rota dos portugueses para a Índia e talvez eles tenham nos 10 anos seguintes chegado aos mares gelados.

Piri Reis em todo caso teve de certa forma contatos relevantes com eles: contratado por seu sultão, invadiu frequentemente e com sucesso bastiões portugueses já no oceano Índico, que lá deviam assegurar os caminhos às ilhas produtoras de especiarias.

Por fim, contudo, os concorrentes o difamaram em seus países, espalhando histórias cabeludas de casos em que Piri Reis teria falhado completamente em termos militares.

O sultão Suleiman teria ficado furioso e rapidamente decidido a pena de morte para seu almirante, informa a Wikipedia. Com 84 anos, Piri Reis teria sido decapitado.

Sua famosa carta foi redescoberta apenas em 1929, e por puro acaso, em uma biblioteca do palácio Topkapi, em Istambul.

Akdo

Fotos: Akdo

(23.09.2016)