www.stone-ideas.com

O objetivo é tornar o conhecimento sobre muros de pedra seca patrimônio cultural imaterial da Unesco

Muros de pedra seca são embelezamentos modestos na paisagem cultural, ou seja, uma natureza criada pela cultura humana; eles oferecem um habitat para muitos tipos de animais.

Associações e cidadãos comuns podem apoiar a iniciativa escrevendo ao Ministério da Cultura da França

Muros de pedra seca vêm sendo valorizados mundialmente há algum tempo. Estes muros de pedaços de rocha, que se acumulam em camadas sem uso de argamassa, são parte da paisagem de muitos lugares, por exemplo em intermináveis linhas nos campos, que delimitam pastagens ou apoiam videiras em montanhas cortadas em degraus.

Na França há uma associação cuja sigla é FFPPS, ou Fédération des Professionels de la Pierre Sèche, que pode ser traduzido como: Associação Profissional da Pedra Seca.

A instituição agora assumiu a tarefa de registrar seus conhecimentos e técnica como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Em um encontro setorial no verão setentrional passado, com presença, entre outros, da Sociedade Científica para Muros de Pedra Seca (SPS), reuniram-se representantes de 8 países europeus para dar divulgação à iniciativa.

Cidadãos comuns ou associações podem apoiar a iniciativa junto à Unesco. Para isto basta escrever ao Ministério da Cultura em Paris até fevereiro de 2017. A carta também pode ser escrita em inglês. O endereço é informado no site da FFPPS.

Fédération des Professionels de la Pierre Sèche (FFPPS)

Société scientifique internationale pluridisciplinaire pour la pierre sèche (SPS)

Foto: Peter Becker

See also:

 

 

 

 

(20.11.2016)