www.stone-ideas.com

Design: Andrea Palladio ajudando

(Novembro 2008) Com certeza considera-se aquele guardrail, criado pelo designer Raffaello Galiotto, na composição dos móveis de rua, uma obra nobre. Não se trata somente do material, o mármore clássico Botticino, que não deixa desejos em aberto à Nobreza. O design da peça também é único e cheio de estilo. Não é de se espantar que a obra foi criada durante um projeto por ocasião do aniversário de 500 anos do arquiteto renascentista Andrea Palladio. O objetivo era criar objetos de design atuais baseando-se nas idéias originais do arquiteto.

O projeto foi organizado pelo Consórcio de Marmorarias da Região de Chiampo (Consorzio dei Marmisti della Valle del Chiampo). Designer responsável foi Raffaello Galiotto, renomado por muitas idéias com pedras naturais, com o apoio de Andrea Palladio International Architecture Study Centre (Cisa). Os obejtos foram apresentados na Feira de Exposições Marmomacc, este ano, em Verona.

Galiotto descreve numa página do Consórcio como este chegou às suas idéias e como ele considerou todo o projeto: Ele conta que seguiu linhas e caminhos de Andrea Palladio em suas fontes de água ou curvaturas de portões, analisando inclusive em vasos a sua curvatura frontal. As formas alí econtradas foram então convertidas para o design atual de objetos e coberturas de parede. Tudo realizado com pedras naturais pelas firmas que pertencem àquele Consórcio.

Andrea Palladio, na verdade Andrea di Pietro della Gondola, foi o arquiteto mais importante da Renascença da parte superior da Itália. Suas teorias e idéias tiveram grande influência no Classicismo entre os anos 1770 e 1880, o qual naquele época influenciou bastante a arquitetura na Europa e na América do Norte. Palladio nasceu em 1508 e faleceu no ano de 1580.

Website com obras do projeto

Raffaello Galiotto (em italiano)

Fotos: Raffaello Galiotto