www.stone-ideas.com

Design: apresentando o mármore como „jovem e moderno“

(Janeiro 2011) „Queremos apresentar o mármore como um material jovem, moderno e criativo“, resume Gabriella Farinon o conceito da Kreoo. Kreoo é a nova marca da empresa italiana Decormarmi, com a qual essa pretende conquistar „uma clientela jovem e interessada em ideias incomuns“, explica aquela integrante da diretoria.

Decormarmi é uma empresa familiar do Vale do Chiampo, na margem sul dos Alpes. Ela conquistou renome mundial com projetos exclusivos. Um site na internet Ilustra alguns projetos que a empresa realizou desde sua fundação em 1962, famosos por sua extraordinariedade.

E então isso: „jovem e moderno“. E Gabriella Farinon acrescenta prontamente: „Um produto de mármore pode embelezar qualquer residência. Mármore não é apenas um material para os super ricos.“

Note bem: com Kreoo a Decormarmi não está de modo algum ingressando no mercado de mobília destinada a estudantes, como a marca escandinava Ikea. Hoje, como ontem, o objetivo é o cliente com trocados suficientes no bolso. Isso é revelado pelas ideias dos designers, que parecem peças únicas para indivíduos exclusivistas.

Por exemplo, o assento incomum denominado „Pavé“. O designer Enzo Berti desenvolveu-o tendo em mente a ideia de que as pessoas primeiro gostam de compor seus ambientes e depois também de decompô-los: os assentos parecem grandes paralelepípedos e são formados por uma parte superior de madeira e uma inferior de diferentes variantes de mármore – as peças podem ser recombinadas à mão inúmeras vezes.

Admitidamente, isso é pouco de modismo. A mesa „Console“, do mesmo designer, é vetustamente clássica. Assim como o assento e a mesinha „Pedina“ e „Torre“. Para cubas há vários modelos diferentes, por exemplo a coleção „Nabhi“. Mais tarde todas as peças deverão harmonizar-se, na medida em que o material é sempre rocha e as formas delas provenientes sempre individualizadas.

Isso também vale para os grandes azulejos para revestimento de paredes ou pisos, em formatos de 60 x 60 cm ou 80 x 80 cm. Eles são oferecidos em três variedades e sobre isso com combinações de diferentes tipos de rochas. „Picto“, com duas camadas de rochas, é um exemplo. Aqui, Raffaello Galiotto é o designer.

Se o cliente no entanto deve ser sensibilizado para criar composições com esses produtos, é também importante esclarecer-lhe que essa possibilidade existe.

Rapidamente Gabriella Farinon toma uma pilha de papelão durante nossa conversa, sobre a qual está impressa a marca „Motion“, dos azulejos: com eles é possível brincar de múltiplas combinações e divertir-se com sempre novas possibilidades de compor o visual da parede.

Gabriella Farinon tem uma espécie de lema, que se revela aqui: „Dizer diretamente ao cliente tudo o que se pode fazer com rochas ornamentais não o ajuda realmente – é preciso ensinar isso a ele“. Serviço de atendimento ao cliente na concepção dela vai muito além de simplesmente colocar os produtos sobre a prateleira da loja. Assim existe na Kreoo também sugestões de composição que vão além das rochas, na medida em que são oferecidas também armações para cada coleção. „Nossos clientes pagam por elas com prazer“, ela diz.

O nome da marca remonta à palavra grega „kreion“, que no caso significa „aquele que faz e cria“. Com isso quer-se valorizar o conceito grego da antiguidade clássica e suas formas simples e perfeitas, que hoje com máquinas modernas se deixam reproduzir em série.

Kreoo

Decormarmi

Fotos: Decormarmi