www.stone-ideas.com

Design: Sistemas modulares para móveis de rochas

(Fevereiro 2011) „Made in Borgonha“ é o título de uma iniciativa que apresenta anualmente produtos da região francesa da Borgonha. No ano passado ela apresentou, entre outros, rochas ornamentais como material. Em outubro aconteceu em um velho castelo da sonolenta localidade Sainte-Colombe-en-Auxois, na Côte-d’Or, uma exposição de protótipos desenvolvidos por designers e realizados por empresas da região. A iniciativa foi patrocinada pela federação de empresas Association Pierre de Bourgogne.

O designer David des Moutis apresentou sistemas modulares, com sua coleção ILO, composta de sete peças individuais, que se deixam combinar em forma de vasos de diferentes formatos. NA coleção PLANT, diferentes peças básicas permitem montar uma mesa alta, um estande de roupas ou uma estante. Os protótipos foram realizados pela empresa Scandola, que também patrocinou seu desenvolvimento.

David des Moutis: ILO, PLANT

UBU Colection é como Yvan Baudoin batizou seus assentos. O nome vem do escritor Alfred Jarry, do século 19, criador da figura do barrigudo Ubu. Suas formas mostram-se numa profusão de assentos e mesas da coleção. Para aqueles que não gostam de sentar sobre pedras frias e nem sobre travesseiros, há embaixo do assento uma estrutura, sobre a qual se pode acender uma vela.

Yvan Baudoin (em francês 1, 2)

A ligação entre tradição e futuro caracteriza os trabalhos de Charles Zanon. O contato com a artesania da entalhação de rochas veio do avô. Mais tarde ele completou o assim chamado Tour de France, que leva aprendizes a trabalhar em empresas espalhadas por todo o país. Ele é inspirado por formas clássicas e também naturais, que ele recria e compõe em rocha com ajuda de modernas tecnologias. As fotos mostram seu banco „Le Poète“ („O Poeta“) assim como a mesa „Enfantement“ („O Parto“) e „Éclat“ („Escândalo“).

Charles Zanon

Bancos na combinação de madeira e rocha ornamental foram desenvolvidos pelos estudantes da École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (ENSAD) de Paris. Uma delas foi batizada de „Porte à faux“ („Cantilever“), outra de „Histoire du Château“ („História do Castelo“). No momento os estudantes continuam desenvolvendo ideias sobre essa combinação em bancos. A empresa Lithias, que se especializou em design histórico e contemporâneo em rochas, executa os protótipos.

Lithias

Ideias para gabiões foram desenvolvidas pela empresa Pierre Mureuse de Bourgogne.