www.stone-ideas.com

Design: „Mosaico Pétreo Translúcido“

(Novembro 2011) Poderia ter sido realmente bom o Marble Forum no pavilhão 7B da Marmomacc. Mas infelizmente a maioria dos projetos esteve mal apresentada e foi simplesmente colocada ali sem qualquer informação. E quando havia informação, essa constava apenas em italiano. O mesmo valeu para as palestras e debates ali, todos apenas na língua local.

Sobre as apresentações. A empresa Arthà mostrou seu „Transparent Stone Mosaic“ („Mosaico Pétreo Translúcido“). Ali o mármore tem apenas 18 mm de espessura, integrado em um sanduíche de placas de vidro. Assim são compostas, por exemplo, janelas que ao contato com o sol revelam suas cores luminosas e suas estruturas internas. Podem ser utilizadas ali pequenas pedrinhas oriundas de resíduos produtivos.

Lâmpadas LED integradas caracterizam a aplicação do „Transparent Stone Mosaic“ em interiores como banheiros ou em tampos de cozinha e luminárias, para citar apenas algumas possibilidades. Como no caso dos mosaicos há sempre articulações, o fundo atrás das pedrinhas também pode permanecer visível.

A Dr. Alessandra Ticozzi assina o design. O produto tem patente registrada.

Arthà

O designer Paolo Ulian apresentou seus trabalhos para a empresa italiana Le Fablier. Famosa por seus caros móveis de madeira feitos a mão, a empresa convidou o artista de Carrara para criar objetos em mármore. A condição também era produzir com um mínimo de resíduos.

„Numerica“ é como Ulian batizou sua estante de livros, que encontrou uma nova aplicação para ladrilhos de pavimentação, com medidas de 35 cm x 35 cm. Dessas pequenas placas ele desenvolveu módulos, com formas que remontam às antigas cifras romanas I, II, III e IV.

„Primitiva“ é outra estante de livros que emprega o mesmo tipo de pavimento. Eles deixam-se montar no formato de cubos, a partir dos quais é composta a estante.

„Concentrico“ é como se chama a mesinha de módulos em ângulo reto, com medidas de 60 cm x 60 cm. Ali a placa é composta por anéis concêntricos, cortados com jato d’água.

A mesinha „Autarcio“ (Autárquico) é composta por 3 camadas de mármore. Em cada uma delas são intercaladas formas idênticas, que se encaixam ordenadamente entre si. O material recortado é empregado nas pernas da mesa. As medidas são 50 cm x 50 cm  e também 50 cm x 100 cm.

Também a „Brecciato“ (batizada em razão de brecha, num conglomerado de diferentes rochas) é uma pequena mesa. Seu tampo é fraturado e as partes são montadas individualmente sobre rodas e podem ser movidas conjuntamente. As peças de diferentes tamanhos têm pelo menos 2 lados retos e um canto quebrado.

„Numerica“, „Concentrico“ e „Brecchiato“ são produzidas em número limitado.

Le Fablier

Paolo Ulian 

Uma outra apresentação foi o „Caldia Cube“. Aqui a empresa Marmi e Graniti d’Italia Sicilmarmi convidou 3 artistas, 3 designers e 3 arquitetos para criar um objeto a partir de um cubo de seu mármore. Nós já havíamos noticiado isso e mostramos aqui apenas alguns desses projetos.

Marmi e Graniti d’Italia Sicilmarmi

Assentos para ambientes de rua foram desenvolvidos pelo instituto Politécnico de Milão. Os designers foram Massimiliano Nocchi e Andrea Giacomo Tazzini, e a produtora foi a empresa Up Group.

Mais um projeto de design, que contudo não foi apresentado no Marble Forum: a empresa Laboratorio del Marmo apresentou na feira sua estante de livros.

Laboratorio del Marmo

O projeto „Luce e Materia“ (Luz e Matéria) das empresas Solubema de Portugal e e Merbres-Sprimont da Bélgica apresentaremos em uma próxima edição.