Design: Parquets de pedras naturais

Parquets pré-fabricados de 4 m x 2 m de quartzito de turmalina Foto: Brasvit(Novembro 2009) Uma espécie de parquet pré-fabricado em pedra natural foi desenvolvido pela empresa brasileira Brasvit. Ele é composto de vários pequenos blocos de pedra, que medem respectivamente 30 cm de profundidade e 7 cm de largura. Deles também são formadas grandes placas, que podem servir de tampo para mesas e cozinhas, ou ainda para revestir o piso, para mencionar apenas algumas de suas possibilidades. Por ora as espessuras oferecidas são de 2cm e 3cm.

A produção das placas é trabalhosa. Primeiro os parquets precisam ser serrados e então trabalhados à mão para que sejam combinadas as cores. A colagem com um aglomerante desenvolvido pela própria empresa acontece em câmeras de vácuo. Os encaixes são minimamente largos, em razão do trabalho manual anterior. Isso é importante, porque do contrário o parquet cria longas faixas negras que lhe retiram o melhor efeito ótico. Os encaixes são rejuntados com uma cola especial.

De acordo com o tamanho dos tampos, são necessários cerca de cinco dias de produção. Em razão do processo trabalhoso, a Bravit produz até o momento apenas com pedras de maior valor. „Em princípio, se poderia produzir também com restos de serragem“, afirma Frederico Gouvea, funcionário da Brasvit.

Brasvit