www.stone-ideas.com

Design: „Cortinas de Rocha“

(Junho 2012) Desta vez eles se dedicaram ao enorme desafio de conferir à rocha a leveza dos têxteis. A empresa italiana Lithos Design e o designer Raffaello Galiotto apresentaram no Salone Internazionale del Mobile de Milão (de 17 a 22 de abril) sua nova coleção „Drappi di Pietra“ (Cortinas de Rocha).

A primeira coisa a registrar é que aqui não se tratou buscar apenas a redução de alguma rocha a dimensões milimétricas. Galiotto é um profissional que leva muito a sério o respeito às propriedades intrínsecas de cada material. E no caso das rochas isso implica numa certa massa e robustez.

Além disso, trata-se de um designer, de alguém cuja missão é dar uma determinada forma a suas ideias. Para conferir leveza à peça, Galiotto dotou a rocha de ondulações e assim também de uma alternância entre zonas claras e escuras. Vemos um efeito semelhante nos tecidos que moderam a entrada de luz nas janelas: as ondulações variam com o passar do vento, criando ali uma sensação de movimento.

As peças que compõem esse revestimento têm dimensões de 60 x 60 cm e 60 cm x 120. Sua espessura é de 10 cm, embora a rocha em si tenha somente 2 cm – o resto é efeito dos vales e picos que formam a ondulação do material.

Outro modelo se chama „Tulle“ (tule).

Os revestimentos têm em seu verso aplicação de material bastante leve, que auxilia a colagem em paredes. Esse material transmite um mínimo de calor, de modo que os revestimentos de rocha, com seus vales, também ajam como isolantes térmicos.

E por fim „Foulard“ (cachecol de seda).

Como o bloco bruto é cortado já em ondas, não há qualquer perda de material na criação destas.

Lithos Design

Raffaello Galiotto

Fotos: Raffaello Galiotto

Na Salone del Bagno, que era realizado simultaneamente, a empresa italiana Decormarmi apresentava novas peças de sua coleção Kreoo.

Decormarmi

Fotos: Decormarmi

Em paralelo a essa feira acontece em vários lugares de Milão também a Semana do Design. Ali a empresa DuPont apresentou sua rocha artificial Corian. Sob o slogan „DuPont Corian deixa brotar a energia criativa de designers e arquitetos russos“ foram apresentadas ideias de cinco escritórios de design para rochas artificiais. Os projetos foram desenvolvidos pela empresa Artishock.

DuPont Corian

Innovative Design

Arch Group

Atrium

Pole-Design Project Group

Totement/Paper

Artishock

Video

Fotos: Leo Torri / DuPont Corian

Salone Internazionale del Mobile, Milão, 9 a 14 de abril 2013.