www.stone-ideas.com

Feiras: de „Bom“ a „muito bom“ e até „excepcional“

(Junho 2012) A opinião dos expositores em relação à edição da feira Coverings (17 a 20 de abril em Orlando, Florida) raramente foi tão uníssona: os contatos e negócios foram considerados „bons“ e „muito bons“. Na avaliação da federação brasileira Abirochas, a nota final foi até „excepcional“.

Ao que tudo indica, a economia norte-americana parece realmente ter saído do vale de lágrimas e seus cidadãos voltaram a consumir. Indicações nesse sentido são confirmadas pelas estatísticas mensais de importações norte-americanas de rochas, publicadas e comentadas pela revista online Stoneupdate (veja links abaixo).

Em relação ao número de visitantes, a Coverings registrou um crescimento de +19%, claramente superior ao do ano passado, quando a feira aconteceu em Las Vegas. No total, 22 mil convidados passaram pelo moderno Convention Center do International Drive nos 4 dias do evento.

Entre os visitantes, destaca-se o crescimento de arquitetos e designers (+84%). O número de fabricantes cresceu em +69%, o de representantes de empresas do setor da construção em +26% e os distribuidores em +16%. É digno de nota que, durante a crise dos últimos anos, houve fortes decréscimos nesses números.

Contudo, precisamos ressaltar uma curiosidade: em uma pequena área dos enormes pavilhões, os estandes estavam completamente encerrados entre paredes contíguas e o único acesso possível até seus representantes, instalados em magras estações de trabalho sem divisórias, se dava através de uma única porta. De fora não havia nada para se ver senão tristes paredes externas, nas quais estavam pendurados cartazes de produtos.

Essa de fato era uma anti-Feira. De todo modo, parece ter sido uma solução interessante para alguns expositores. Respostas a questionamentos a respeito da viabilidade desse modelo indicaram que essas modestas baias oferecem algumas vantagens: as empresas reduzem bastante seus custos para apresentar seus produtos, conseguem assim controlar quem vê suas novidades e assim lhes sobra mais tempo para os contatos realmente importantes. E diga-se: de modo algum foram apenas pequenas empresas que se valeram desse tipo de estande.

No ano que vem, a Coverings acontece de 29 de abril a 2 de maio em Atlanta, Georgia.

Coverings

Estatísticas mensais de importações de rochas dos EUA

Importações de rochas dos EUA: 2011