www.stone-ideas.com

Arquitetura: Visual de mármore em dobradura origami

(Agosto 2012) Quando um arquiteto recebe a chance de erigir um prédio de escritórios a poucos passos do Arco do Triunfo em Paris, então o desafio é considerável: entre outras coisas, a fachada deve combinar com o entorno e de preferência exibir o calcário utilizado no tempo do barão Haussmann, e contudo ter um visual contemporâneo, quer dizer, transparente e, portanto, de vidro.

Um caminho interessante foi encontrado pelo escritório Manuelle Gautrand Architecture para a sede central do Barclays Capital Bank no endereço 36, Boulevard de Friedland: a fachada tem placas de vidro com visual de mármore. „Elegância e modernidade“, é a impressão que se deseja causar, explicam os projetistas.

Direto ao ponto: a rocha não é genuína. Trata-se de uma película sobre o qual é impressa uma imagem de mármore, como se alguém houvesse cortado uma placa de espessura millimétrica do material natural e colado esta sobre vidro. Um composto de rocha autêntica foi descartado pelos arquitetos, que não queriam correr riscos quanto à resistência do material, diante das intempéries inerentes a uma aplicação externa.

Outra razão em favor de uma película foi o fato de se poder planejar exatamente a cor (da „rocha“) e seus veios. No centro da fachada, essas duas características precisavam estar presentes e contudo permitir a visibilidade do exterior desde dentro do prédio.

A fachada, contudo, não se destaca apenas pelo seu visual de mármore. Também as dobraduras, que lembram a arte japonesa do origami, chamam a atenção o suficiente para batizar o prédio de „Origami Building“.

Diferentes efeitos aparecem através dos vidros „dobrados“ em conjunto com a película de rocha: de acordo com a posição solar, muda o jogo de luz e sombra na sua superfície e também o tom das cores varia fortemente.

As placas superiores também protegem contra os raios solares e impedem a visão do interior. E contudo deve ser espetacular, para os funcionários do local, quando a luz solar atravessa a película e ilumina as salas. A padronagem sobre o material foi composta com o estilo chamado open book, onde os veios parecem duplicados sobre si mesmos.

E por fim, a fachada tem um aspecto completamente distinto à noite, em comparação ao dia.

Na fachada do pátio há outras particularidades decorativas, essas em concreto derramado.

O „Origami Building“ preenche os requisitos do High Environmental Quality (HEQ). Eles vão do emprego de produtos sustentáveis e isolamento acústico da construção, até a adequação ao seu entorno imediato.

Além do escritórios de alto padrão, há uma área para relaxamento com cafeteria, sala de reuniões, área técnica, um arquivo e no subterrâneo 85 vagas de estacionamento. O hall de entrada liga os prédios de frente e fundos.

E bem acima, sobre os telhados de Paris, há um terraço.

Manuelle Gautrand Architecture

Fotos: Vincent Fillon / Manuelle Gautrand