www.stone-ideas.com

Design: Trazendo o exterior para dentro de casa

(Setembro 2012) Algumas pessoas aplicam em suas salas papéis de parede com fotos de modo a trazer para casa um pouco da paisagem natural. Os arquitetos de interiores da One Plus Partnership de Hong Kong escolheram outra possibilidade para um apartamento decorado na cidade chinesa de Chongqing: com autênticas rochas ornamentais e materiais sintéticos eles compuseram ambientes que imitam uma atmosfera natural cujos elementos são reconhecíveis por qualquer pessoa que viva no entorno dessa metrópole de milhões de habitantes na confluência dos rios Yangtze e Jialing.

Um exemplo disso é a copa. O tampo da mesa é de granito, com lados rústicos e base também em granito. A parede atrás dela é revestida com travertino escuro e o piso foi pavimentado com mármore.

E na medida em que a ideia é situar-nos num ambiente externo, os cômodos do apartamento não são divididos uns dos outros. Na sala de jantar repetem-se a maior parte dos materiais aplicados na copa. A eles somam-se assentos que parecem empalhados e para iluminar esse espaço uma luminária tipo nuvem, „Nuvola“, de Denis Santachiara. Esse designer italiano é conhecido também por seus trabalhos em rochas ornamentais.

Na sala dominam os têxteis: grama falsa sobe até o teto, os assentos parecem grandes pedaços de rocha soltos em falésias, um mosaico de seixos de rio sintéticos decora o piso.

Algo tipo um tronco de árvore faz dublê de aparador e banco, prateleiras em feltro correm nem sempre alinhadas por toda a extensão de paredes lembram correntes em um curso d’água.

Essas correntes se estendem através de todo o apartamento, cruzando os corredores.

O quarto de dormir com banheira já parece quase tradicional. Do contrário, podia acontecer de o morador sonhar com o estouro de uma manada de iaques tibetanos atravessando o quarto.

O projeto, intitulado „Chongqing Forte The Cullinan Show Flat” foi agraciado com um prêmio da IF-Design alemã.

One Plus Partnership

IF-Design

Fotos: Ajax Law Ling Kit