www.stone-ideas.com

Design: as irregularidades da pedra viram atrativo da decoração

(Novembro 2012) O modo como os revestimentos de rochas ornamentais da empresa indiana Blastpositive recebem suas padronagens é demonstrado em sua página na internet: quando se move o mouse sobre a peça no monitor, a seta indicativa transforma-se numa pistola, tal qual se vê nas máquinas jateadoras de areia. O nome da empresa é explicado por seu fundador, Nikhil Sah: „Blastpositive reflete nossa atitude positiva diante do trabalho e da vida“.

A empresa com sede em Salem, na Índia, especializou-se no jateamento de areia de rochas ornamentais. Um de seus campos de atuação é o de revestimentos decorativos para interiores. Paralelamente também produz artesanalmente suvenires, artigos para presentes e troféus, esse último inclui técnicas de gravura. Ela foi fundada em 1996 e é bastante bem sucedida em exportações.

Se usa ardósia, arenito e granito da Índia: em vários casos, o efeito surge do contraste entre decorações trabalhadas com a natureza irregular das rochas. Aqui isso se nota nas listras coloridas do material.

No caso de padronagens geométricas, esse contraste é especialmente provocativo.

Outra especialidade da empresa são motivos em grandes tamanhos, compostos pela combinação de várias peças.

Também são produzidas imagens para paredes inteiras.

Nesses trabalhos agrega-se também a coloração artificial.

Nikhil Sah estudou engenharia química na Índia e logo depois trabalhou com um tio em sua empresa de lápides mortuárias. Esse tio o enviou aos Estados Unidos, para aprender a técnica de gravura em rochas.

De volta à Índia, Nikhil Sah tornou-se mais tarde autônomo, com a empresa Niksang Art e dedicou-se ao trabalho de airbrush em vidro. Com isso abriu caminho no mercado de artesanato manual e alcançou rápido sucesso, também com exportações.

„A minha natureza não me permite fazer coisas repetitivamente“, responde ele à nossa pergunta sobre como as coisas se sucederam depois da Niksang Art. O passo seguinte veio de suas reflexões sobre o tempo nos EUA e em sua experiência com rochas naturais e as técnicas de jateamento.

„Minha esposa sempre foi muito colaborativa e minha melhor crítica“, comenta ele a respeito de seu sucesso empresarial. „Não tenho como acreditar ou afirmar que tudo isso resultou apenas da minha cabeça.“

Brevemente, pretende de trabalhar com travertino turco e mármore italiano.

Blastpositive

Fotos: Blastpositive