www.stone-ideas.com

Arte: Tubo de ketchup empedrado

(Fevereiro 2013) Alguém já disse: Livros são cartas, nos quais o remetente não conhece o destinatário. Robin Antar cria objetos que de certo modo são cartas ao futuro. „Será que no ano, digamos, 4013 ainda haverá tubos de ketchup Heinz?“ pergunta ela, ao criar esses objetos cotidianos em travertino vermelho.

Que material seria mais adequado para essas inquietações do que rochas?

Suas cópias são impressionantemente semelhantes aos originais. Quase idênticas e até as etiquetas e tampas rosqueadas são exatamente recriadas. Além disso, o tubo de rocha é um tanto maior que o original imitado.

O empedramento surpreende qualquer pessoa e a artista, na metade de seus cinquenta anos, diverte-se exatamente com isso. Ela conta com prazer a estória de um visitante, que em sua casa tentou abrir um falso Milano Cookies feito de mármore. „Eu já não te contei que nunca tenho biscoitos em casa?“, reconta ela, rindo, as piadas que fez com o incauto.

Robin Antar não deve, contudo, ser tomada como uma simples gozadora. Com seus objetos, ela cristaliza aspectos da cultura cotidiana nos Estados Unidos. Ícones do país, como o chapéu de cowboy, são conhecidos internacionalmente e são claramente tomados como valores que a sociedade americana escolheu tornar sua bandeira.

Sua produção desses objetos é longa e complexa. Começa com a procura pela rocha cuja cor e estrutura combinem com o objeto desejado. Em sua garagem, ela tem blocos que somados pesam um total de 10 t, um jornalista já reportou.

Para imitar jeans, ela escolheu um tipo de calcário, porque essa superfície é a que mais se aproxima da sensação táctil do tecido, segundo nos conta. Mas como não existe rocha na cor do jeans, ela buscou a nuance desejada com óleo mineral.

Acessórios autênticos, como cordões de couro nas luvas de boxeador, deixam espectadores novamente intrigados.

Robin Antar vive no Brooklyn. Ela graduou-se na New York School of Visual Arts.

Os dois filhos que teve se deixam adivinhar em seus trabalhos abstratos: suas formas às vezes se revelam buscados novos ângulos de observação. Uma de suas obras, da série „Knots“ (Nódulos, ou Nós) espelha uma situação na qual suas crianças quase a enlouqueceram, confidencia ela.

Às vezes a forma a ser esculpida se revela enquanto ela medita em frente de uma folha branca.

Ela também trabalha com rochas artificiais.

Aliás, uma de suas obras inacabadas é um cone contendo batatas fritas. As batatas ela ainda não criou: ainda procura um patrocinador cujo produto possa ser copiado para então rechear aquele cone. O logotipo desse patrocinador vai adornar a obra.

Talvez os humanos do ano 4013 se perguntem como eram de fato as batatas fritas reproduzidas naquelas rochas.

Robin Antar: Realism in Stone

Blog

Vídeos

Fotos: Robin Antar


Robin Antar: Realism in Stone http://www.rantar.com