Arte: Amor à paisagem

(Abril 2013) Um muro de rochas é um muro de rochas, basta, diriam alguns. Erram de longe no que toca às peças que Roland Mousquès coloca na paisagem. De fato elas são rochas aplicadas umas sobre as outras, mas ao mesmo tempo divertidos e amáveis objetos de arte, dos quais emana verdadeiro amor à natureza e à paisagem.

Mousquès vive em Cevennes, na França, onde muros de pedra seca têm longa tradição. Para esclarecer o conceito arquitetônico: muros de pedra seca não têm nenhuma adição de cimento ou argamassa. Originalmente eles eram erguidos com árduo trabalho manual por camponeses nas montanhas, onde conquistavam um novo habitat em terrenos difíceis.

Hoje em dia essas estratificações rochosas despertam cada vez mais interesse, também em clientes privados. Nelas tudo é natural e em suas frestas pequenos seres vivos e plantas também encontram um habitat.

Mousquès é um dos especialistas franceses em muro de pedra seca e também um dos fundadores da entidade Association Artisans Bâtisseurs en Pierre Sèche.

A lapidação de pedras vem de tradição familiar e em 1970 ele descobriu uma vocação para toda vida na composição artística de muros de pedra seca. „Ele busca formas artísticas e contemporâneas“, informa o site da associação. As fotos do entorno de seu atelier na localidade de Figeirolles falam por si.

A descrição „jovem aposentado“ é de fato bem apropriada. Afinal um certo zelo excessivo caracteriza esse artista. A isso se soma uma grande paixão por Cevennes e sua paisagem crua.

Enquanto peças de arte, os muros de Mousquès têm atrativos próprios. Mas também as variações mais comuns enriquecem qualquer paisagem: eles não estão apenas batidos sobre o terreno, mas marcam suas linhas de declive.

Às vezes eles recontam eras geológicas de muitos milhões de anos, quer dizer, do tempo em que suas rochas apareceram sobre a terra. Também em termos de material eles têm uma dimensão temporal: suas pedras podem ser reutilizadas quase que por toda eternidade.

Roland Mousquès (Mail)

A associação Artisans Bâtisseurs en Pierres Sèches oferece também formação no ramo dos muros de pedra seca.

Estudos sobre mercado para muros de pedra seca em Cevennes e na França (em francés)

Fotos: Roland Mousquès

See also: