Marmomacc 2013: Rochas ornamentais apresentadas como num palco cênico

Pibamarmi, Alberto Campo Baeza: „A Pedra de Sísifo“. Foto: Veronafiere

(Novembro 2013) Pela primeira vez nesta 48ª Marmomacc (25 a 28 de setembro) uma apresentação subiu ao palco, quer dizer, empregando rochas para alcançar um determinado efeito cênico e com ele marcar um discurso.

Pibamarmi, Alberto Campo Baeza: „A Pedra de Sísifo“. Fotos: Peter Becker.

Isso aconteceu no estande da Pibamarmi: ali o arquiteto espanhol Alberto Campo Baeza fez pendurar um enorme bloco bruto com aparência de algo leve e flutuante. Para criar uma atmosfera mais cênica – como se faz no teatro, através do escurecimento da plateia -, todo o estande foi envolvido em uma cortina de gaze.

Na verdade já houve outras encenações teatrais em feiras italianas. Mas todas elas mantiveram-se nos limites da realidade crua as rochas ornamentais, estivessem elas de pé, deitadas, ou na melhor das hipóteses penduradas. Contudo, fazê-las flutuar sobre um palco ninguém havia ainda tentado. Aliás, o bloco não era verdadeiro, mas na verdade constituído de um revestimento em rocha muito fina.

Pibamarmi, Alberto Campo Baeza: „A Pedra de Sísifo“.

Campo Baeza batizou sua instalação de „A Pedra de Sísifo“, relacionando assim peso e dificuldade.

Como no teatro a plateia pode interpretar a peça como bem quiser, oferecemos a nossa interpretação: o falso bloco de rocha lembrava que o setor se vale de nomes enganosos ou truques como cores que provocam ilusão ótica de profundidade.

Estudio Arquitectura Campo Baeza

Pibamarmi

Até o fechamento desta edição, as estatísticas de visitantes e expositores da Marmomacc ainda não tinham sido divulgadas.

Em uma tabela, mostramos os números da Marmomacc em comparação com seus grandes concorrentes em Xiamen (China) e Esmirna (Turquia). Chamamos a atenção, contudo, para o fato de que a Stone Fair em Xiamen não é uma feira unicamente dedicada à profissionais do setor, de modo que seu número de visitantes sobe bastante com o contingente de público leigo. A contabilidade das áreas expositivas também segue diferentes métodos, de acordo com cada organizador.

Novidade: Marmomacc & Design

Houve novidade no conceito da Feira: em lugar da „Marmomacc Meets Design“ aconteceu desta vez a „Marmomacc & Design“. Se anteriormente o foco estava em composições com rochas ornamentais, fosse em produtos de design ou em decoração (design de interiores), desta vez abriu-se também o vasto campo do design na comunicação.

Para isso a organização da feira, em cooperação com o Istituto Europeo di Design (European Design School) de Milão, convidou jovens designers para inovarem em comunicação com rochas ornamentais.

Infelizmente os resultados não foram levados de forma satisfatória ao público, de modo que raros visitantes entenderam o que acontecia em determinada parte do pavilhão 7b. Aliás, comunicação fraca é um defeito recorrente na Marmomacc e não tem a ver com as empresas ali encarregadas de relações públicas.

Apresentamos alguns dos trabalhos.

A próxima Marmomacc acontece de 24 a 27 de setembro de 2014.

Marmomacc & Design

Marmomacc & Design: Attila Veress, Lavagnoli Marmi.Marmomacc & Design: Federico Elli, La Quadrifoglio. Marmomacc & Design: Francesco Benciolini, Marmomacc.Marmomacc & Design: Beatrice Novara, Imercrea.(13.11.2013)