Cersaie 2013: Revestimentos cerâmicos imitam cada vez melhor outros materiais

(Dezembro 2013) A expressão da moda na Cersaie deste ano (23 a 27 de setembro 2013) foi „interpretação de material“. Ela descreve uma tendência no setor de revestimentos e cerâmicas para banheiros: a imitação de outros materiais está cada vez melhor, como por exemplo as de rochas e madeira. Mesmo os veios e granulações já são recriados perfeitamente, sendo que é preciso muito esforço para se encontrar diferenças de um original.

Contudo, essa tendência não parece provocar apenas alegria no setor. Há também versões afirmando que o setor de cerâmica deveria voltar a concentrar-se em seu próprio perfil: „Nós podemos sim desenvolver produtos maravilhosos, os quais não se definem exclusivamente pela aparência de suas superfícies, mas também para além da matéria-prima, além do material cerâmica ou do processo nos fornos“, diz a imprensa especializada no ramo.

Diferentes tendências de anos anteriores se estabeleceram. Uma delas é o aumento dos tamanhos das placas. A cada ano é dito que o limite máximo foi alcançado. E cada vez mais variados são os formatos que os fabricantes oferecem.

Outra vez havia revestimentos que podem ser colocados tanto verticalmente quanto horizontalmente.

O grande tema do futuro parece ser a fabricação de superfícies com impressões digitais.

Bons 100.700 participantes especializados foram registrados pela Cersaie, que é tida como a maior feira internacional para revestimentos e cerâmicas para banheiros. Enquanto o número de visitantes italianos em Bologna diminuiu 12,5%, em razão da crise econômica local, do exterior veio um acréscimo de 4,2% (no total 46.535).

Como de hábito havia programas paralelos, quase todos destinados a arquitetos e decoradores de ambientes. Os principais palestrantes foram os espanhóis Rafael Moneo e García-Abril. Um evento dirigiu-se à abordagem feminina da arquitetura.

Em uma tarde tratou-se da questão de como o setor poderia aumentar sua participação na Europa. Representantes de associações empresariais de diferentes países relataram o que acontece em seus mercados nativos.

Neste ano a feira aconteceu um dia antes do habitual, começando dois dias antes da Marmomacc.

Cersaie 2014, 22 a 26 de setembro

(06.12.2013)