www.stone-ideas.com

Pippa Unwin: Predileção por animais, crianças e rochas

„Pangolin“. Ham stone 280 x 280 x 120 mm.

Que ela gosta de animais, se nota em várias de suas obras. A dica também pode ser deduzida de seu endereço na Internet: www.Mewstonemasonry.com, que ela escolheu não apenas por se referir ao Mewstone, ilha do Canal da Mancha, perto de Plymouth, onde nasceu seu marido, mas por causa da palavra „Mew“. Assim (ou „miaow“) miam os gatos da Inglaterra.

„Crocodile family“. Bath stone 600 x 400 x 400 mm.

„Stonemasonry“, (cantaria), também faz parte da homepage de Pippa Unwin. Para explicar isso, precisamos entrar em alguns detalhes.

Já na escola o sonho de Pippa Unwin era ilustrar livros infantis e mais tarde ela foi bem sucedida nisso. Um exemplo é a busca do Hamster Houdini (cujo autor é Terence Blacker), que desapareceu de casa e escondeu-se na casa dos vizinhos e na rua („Houdini, Disappearing Hamster“).

„Tiger“. Ham stone 1m x 350 x 750 mm.

Gradualmente, o cenário para ilustradores de livros foi mudando, ela nos conta, „e o trabalho também mudou, tornando-se outra coisa, menos gratificante“.

Ela não menciona nenhuma busca árdua por outra ocupação, ou crises do gênero. No entanto, desde a escola na Wells Cathedral School, uma instituição renomada, especializada em música, lhe interessavam as antigas técnicas de cantaria.

„Rock doves“. Alabastro 300 x 280 x 180 mm.

Então ela decidiu tentar a escultura. O material no início lhe era indiferente, até que ela ouviu falar de um curso de lapidação. Seu marido à época, um geólogo, apoiou seu interesse e assim ela se decidiu: „Era barato, relativamente próximo de casa e com horários flexíveis, de modo que se encaixou nos horários escolares de meus filhos, gêmeos de 8 anos de idade, e então me matriculei“.

Depois disso ela trabalhou temporariamente para uma empresa de cantaria, terminou sua qualificação e por fim tornou-se funcionária em tempo integral de uma empresa, chegando ao cargo de diretora. Agora ela tornou-se autônoma.

„Tiger cubs“. Ham stone 1 m x 400 x 500 mm.

Nos chamou a atenção que na homepage dela não há em lugar algum a expressão „Arte“. Ela nos explica assim: „Por muitos anos trabalhei basicamente com cantaria e lapidação (para pagar as contas!).“ Para depois acrescentar: „Mas nos últimos anos me vejo cada vez mais como artista e escultora.“

„A quest“ (Uma procura). Relevo de ardósia 1,2 m x 650 x 50 mm.

Isso tudo também se deveu ao fato de que em Devon, onde ela vive hoje, há pouco trabalho normalmente destinado a lapidadores. E assim ela encontrou um novo caminho.

Lareira. Marnhull stone 1,3 x 1,3 m.

E a decoração de ambientes internos e externos segue sendo uma ocupação importante para ela.

Brasão da Clayesmore school. Chicksgrove and Ham stone 1,2 m x 1,9 m.

Pippa é membro da South Hams Art Forum e da South West Sculptors Association e expõe no momento no Art at Delamore e no ArtParks International de Jersey.

E ela também nos diz que sua homepage precisa urgentemente de uma reforma.

Pippa Unwin

Fotos: Pippa Unwin

Pippa Unwin.

(04.02.2014)