www.stone-ideas.com

China: „Nossa meta prioritária é aumentar o consumo doméstico de rochas ornamentais“

Em novembro de 2013 a terceira sessão plenária do Comitê Central do Partido Comunista da China (CCCPC) resumiu importantes decisões para o futuro econômico do país. Zou Chuansheng, presidente da Associação Nacional de Rochas (China Stone Material Association*), conversou com Peter Becker da Stone-Ideas.com sobre os impactos disso sobre o setor de rochas chinês.

Stone-Ideas.com: Uma das mais importantes novidades é aumentar o consumo doméstico, disse a imprensa ocidental sobre a sessão plenária. O que isso significa para o setor de rochas?

Zou Chuansheng: A demanda interna sempre foi a mais importante para a indústria de rochas da China. Ela representa entre 85% e 90% de nossas vendas. Agora, de acordo com o espírito da Terceira Sessão Plenária, o foco será expandir essa demanda, por exemplo, no campo do design de rochas. Para isso, vamos desenvolver um conjunto de produtos estandartizados em rocha para decoração de interiores e design.

Stone-Ideas.com: Como deve ser o marketing para o mercado doméstico?

Zou Chuansheng: Daremos particular atenção aos relatos da mídia sobre supostas emissões de radioatividade de rochas. Baseado no Código para Controle de Poluição Ambiental em Domicílios Pessoais, Públicos ou Privados (**), devemos reforçar a informação de que rochas são um material limpo e seguro. Para isso lançamos o Livro Branco do Mármore 2013. A China Stone Associação material também vai levar às empresas diversas atividades para tornar conhecidas do público consumidor as excelentes propriedades de rocha em termos de elegância e nobreza.

Stone-Ideas.com: O que acontece na ponta da produção?

Zou Chuansheng: Em suma, trata-se do uso responsável de recursos, melhoria de planejamento nas pedreiras, modernização de tecnologia, redução do consumo de energia e menos poluição. A China precisa tornar-se uma sociedade ecológica e a indústria de rochas será parte deste desenvolvimento. Por isso, todas empresas de nossa área precisam cumprir as novas disposições em matéria de produção limpa (***) que publicamos no ano passado.

Stone-Ideas.com: Como os senhores transformam essas ideias em realidade?

Zou Chuansheng: Recentemente nossa associação organizou uma mesa redonda com cinco das mais importantes empresas de rochas ornamentais (****). Elas funcionarão como antecipadoras da modernização, ou seja, vão mostrar como esses objetivos definidos pode ser conquistados na prática.

Stone-Ideas.com: O senhor enfatizou o objetivo de aumentar o consumo doméstico. Isso significa distanciar-se das exportações?

Zou Chuansheng: Queremos manter as exportações em alto nível, é claro. Algumas de nossas atividades nesse sentido vão ter reforços junto aos países emergentes.

Stone-Ideas.com: Como foi o ano passado para a indústria de rochas da China?

Zou Chuansheng: Até o final de novembro de 2013, a produção tinha obtido um aumento de 21,4% em relação ao mesmo período no ano anterior, nessa mesma comparação as exportações cresceram em 21,5%, as importações 18,6% e o consumo interno do rochas cresceu 18,9 %.

 

* A China Stone Material Association é a associação nacional do setor de rochas, com cerca de 1000 empresas afiliadas, entre produtores, beneficiadores e comerciantes. A filiação é voluntária.

** Code for Indoor Environmental Pollution Control of Civil Building Engineering (GB50235-2010, VERSION 2013)

*** code no. CSBZ001-2013

**** Bestcheer, UMGG, Xishi, Kangli e Wanlistone

Xiamen Stone Fair, de 06 a 09 de março de 2014

Stonetech,, Beijing, 28 a 30 de abril, 2014

See also:

 

 

 

 

(14.02.2014)