www.stone-ideas.com

Design: Ouro e prata como pano de fundo

„Tracciato“ Gold. (Abril 2009) Vamos logo mencionar o mais caro. Pois desta vez queremos destacar os novos produtos da marca nobre americana para a confecção de azulejos: Walker Zanger. A sua nova coleção chamada „Tracciato“ faz uso de mármores nobres, pedra calcário… – e ouro fino e prata fina.

As peças trazem uma pátina que causa um efeito de envelhecimento, efeito este que é possível através de um processo especial, no qual a estrutura na superfície do azulejo é corroida e eliminada com a ajuda de ácidos. Este método era usado no passado no processo de impressão em pedra denominado Litografia.

Há duas linhas dentro da coleção „Tracciato“, uma é em estilo Art-Deco, na qual as gravuras têm forma de anéis. O material de fundo aqui usado é ouro fino, com uma espessura de um milésimo de um milímetro, ou seja, 0,1 micro-metro. Também é possível fazer uso de prata fina na peça.

A segunda linha mostra gravuras e motivos tradicionais, com fundo composto por prata fina. Além disso há azulejos lisos compostos ou por ouro fino ou por prata fina aplicados sobre mármore ou pedra calcário.

Os produtos „Tracciato“ são peças únicas e feitas à mão por escultores italianos. O brilho de cada peça provém do uso de cera polida.

Também da firma Walker Zanger há outras coleções um pouco mais simples. Os mosáicos da linha „Sonja“ também são feitos à mão, desta vez de escultores da Tunísia. Materiais utilizados são mármore e pedra calcário. Os motivos são inspirados na antiga arte de pedrinhas encontrada ao redor do Mar Mediterrâneo.

A linha „Studio Moderne“ surgiu do trabalho em conjunto com o designer Michael Berman. Aqui também faz-se uso de pedras ornamentais. Os azulejos têm de 16“ x 16“ (40,64 cm x 40,64 cm).

Walker Zanger

Fotos: Walker Zanger