www.stone-ideas.com

Design: Vaso de uma maneira diferente

„Shifting Vase“(Março 2009) Como é tal efeito possível? Pergunta-se aquele que olha para a peça pela primeira vez, se este continuar com a sua observação constatará que tal efeito não é possível. O vaso, de seu nome „Shifting Vase“, criação do escritório de designers Isolation Unit na cidade de Osaka, é feito de anéis sobrepostos, os quais permitem que cada anel se movimente sem perder a água.

Ali aplica-se o truque usado também dentro das regras da arte floriculturista japonesa Ikebana, onde somente a base do vaso acumula água, o que basta para o desenvolvimento geral da planta. Assim sendo é possível então que os segmentos superiores sejam movimentados livremente, e ainda mais: os anéis deixam-se sobrepor de acordo com a vontade do proprietário da peça.

Trata-se nada mais de que de uma brincadeira com peças, um jogo. Porém original. Pois este novo sistema quebra as regras tradicionais dos vasos, com o qual estamos acostumados.

As peças com Design excêntrico são fornecidas por um artesão de Kagawa. No início consistem estas  de um objeto massivo, sendo depois este furado e dividido em cinco segmentos do mesmo tamanho. O material usado é o mármore ou o granito.

Outra peça fora do normal proveniente daquele escritório de designers é um copo de água o qual permanece numa posição torta tal como a Torre de Pisa, na Itália.

Isolation Unit

Fotos: Takumi Ota Photography