Sharon Nowlan: seixos capturam situações da vida

Sharon Nowlan desenvolveu um tipo de anotação musical para suas pequenas obras de arte: como um compositor acrescenta notas inteiras, metades ou quartos entre as linhas de uma nova música, ela arranja (sem guias) pedrinhas para frente e para trás, troca uma cor por outra ou uma forma por outra até encontrar a que combina melhor, até que a imagem fique de um tal modo que o observador perceba à primeira vista a situação representada, com toda a atmosfera pretendida.

Pode-se encontrar Sharon Nowlan a qualquer hora na costa atlântica do condado Pictou, na Nova Scotia, Canadá: „Cada praia têm seixos de cores e formas únicas“, nos escreve ela.

Sharon Nowlan: Pebble art.

Ficamos surpresos que seus seixos fossem tão planos – as variedades que conhecemos dos córregos de montanhas são mais espessas e arredondadas. “O oceano faz com que as pedras fiquem planas e lisas”, ela responde. O material resulta de falésias ao longo da costa, que por sua vez foram formadas a partir de sedimentos. Com o bater das ondas, elas vão se separando em camadas.

Ou Sharon Nowlan procura por determinadas formas ou cores, ou deixa-se inspirar por aquilo que for encontrando até achar uma melodia que lhe agrade. Ela jamais submete sua matéria-prima a um processamento.

Sharon Nowlan: Pebble art.Sharon Nowlan: Pebble art.

Paralelamente, ela também toma outros materiais em seus retratos: pedaços de conchas ou vidro, pequenas hastes, traços de lápis.

Sharon Nowlan: Pebble art.Sharon Nowlan: Pebble art.

Seus temas descrevem situações do dia a dia. „Eu gosto de compor imagens que me lembrem de meus filhos e de minhas  tentativas de educá-los“, nos diz ela, „as pessoas me escrevem e me contam de histórias de suas vidas, ou de pessoas que elas amam“.

Sharon Nowlan: Pebble art.

A composição de apenas alguns elementos para uma foto é mais complicada do que parece: „Eu muitas vezes experimento 20 rostos em um personagem, até ficar satisfeita com a imagem.“ „Isto inclui encontrar a quantidade certa de cola que manterá as partes fixas sobre a parede atrás, sem que elas se desloquem para os lados.

„Eu sou muito grata por viver em um lugar onde posso encontrar todos esses pequenos seixos… Meu estúdio em um canto do jardim está CHEIO de seixos, mas eu sempre acho que preciso de mais“.

Sharon Nowlan (1, 2)

Fotos: Sharon Nowlan

Sharon Nowlan.(04.06.2014)