www.stone-ideas.com

Economia Europeia: uma „recuperação moderada, mas constante“ é esperada pela Comissão da UE

A economia europeia está diante de uma „recuperação moderada, mas constante“, afirma a comissão da UE em seu prognóstico para 2014. Com sucursais em todos os 28 estados da União Europeia, ela estima um crescimento do produto interno bruto (PIB) em +1,6% neste ano e +2% no ano que vem. Nos países cuja moeda é o Euro, o crescimento deste ano deverá ser de +1,2% (2015: +1,7%).

„Prevê-se que a atividade econômica aumente de novo em todos os países da UE em 2015“, dizem outras estimativas.

As diferenças entre os países ainda são grandes, conforme mostra o instituto estatístico Eurostat para o 1º trimestre; tendo como referência o mesmo período no ano anterior.

A Grã-Bretanha parece ter superado sua crise e se destaca nas expectativas: ali o aumento do produto interno bruto foi de 3,1%.

A economia alemã permanece crescente, com aumento de 2,3% do PIB. É interessante destacar que esse crescimento se deve a uma maior demanda interna, os alemães estão portanto consumindo mais do que anteriormente.

Quem melhor aparece é a Polônia, com um crescimento de 3,5%. Grande número de investidores estrangeiros, por exemplo do setor automotivo, instalaram-se ali. Também ali há um aumento do consumo, contudo em um nível de bem estar menor.

Entre os menores estados, a Lituânia (+2,9%) e a Letônia (+2,4%) mostram resultados claramente positivos. Também a Eslováquia se mantém continuamente positiva (+2,0%).

A Espanha parece ter se recuperado, Portugal também. A situação permanece nebulosa na Itália.

A França é desta vez o motivo de preocupação, apenas de um leve crescimento (+0,8%). O desemprego ali permanece recorde e o consumo privado, apoio tradicional da economia, caiu ultimamente.

Em comparação: segundo o Eurostat, os EUA registraram um crescimento de +2,3%. Assim como nas cifras anteriores, trata-se do primeiro trimestre de 2014 em comparação com mesmo período no ano passado.

Comissão Europeia

Eurostat

(10.06.2014)