Warning: session_start(): open(/var/lib/php/sessions/sess_1e7c0b500fc644c8c2f25a444e1407bb, O_RDWR) failed: Read-only file system (30) in /home/www/wordpress/wp-content/themes/stone-ideas/functions.php on line 10

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php/sessions) in /home/www/wordpress/wp-content/themes/stone-ideas/functions.php on line 10
Mosaicos e incrustações em todo o esplendor colorido das rochas ornamentais - Stone-ideas.com

Mosaicos e incrustações em todo o esplendor colorido das rochas ornamentais

Simplesmente „Opus“ chama-se a nova coleção do designer Raffaello Galiotto para a empresa italiana Lithos Design. E de fato ela encarna isto: trata-se de revestimentos em mosaico para pisos ou paredes, que dão a impressão de terem sido feitos em peças individuais, criadas a mão para o cliente. Em parte isto é verdade, como veremos adiante. No entanto, resultam de uma produção industrial, o que os mantém acessíveis, apesar dos materiais caros.

A coisa mais impressionante neles é o esplendor cromático: raramente se viu cores de tantas rochas ornamentais combinadas de forma tão interessante.

O princípio destes revestimentos está na combinação de 4 elementos individuais de 60×60 cm cada para criação de uma unidade maior. Estes elementos individuais podem, em alguns padrões, ser combinados livremente, e esta composição pode ser feita pelo próprio cliente.

Raffaello Galiotto, Lithos Design: „Allegro“.

O máximo desta possibilidade é alcançado na coleção „Allegro“: nelas os elementos podem ser dispostos à vontade, já que não há uma linha dominante ou cor prevalecente.

Raffaello Galiotto, Lithos Design: „Bambù“.Raffaello Galiotto, Lithos Design: „Bambù“.

O extremo oposto está na coleção „Tangram“ (veja foto bem acima) ou na „Bambù“: aqui a margem para outra combinação é quase nula, porque os elementos individuais precisam harmonizar linhas diagonais contínuas.

Raffaello Galiotto, Lithos Design: „Mikado“.

Um meio termo está em „Mikado“, no qual a reorientação de alguns elementos é possível.

Raffaello Galiotto, Lithos Design: „Anemone“.

Em „Anemone“ a margem para alterações é maior ainda: as incrustações arredondadas nos elementos estão dispostas de tal modo que, em qualquer caso, pelo menos algumas peças terão complementação no elemento vizinho. O efeito ótico que resulta desta composição é uma oscilação, como se vê na anêmonas marinhas em um recife, daí o nome.

A particularidade desta coleção está no fato de que sua produção não deixa qualquer resíduo: todo elemento tem uma cor básica, de modo que aquilo que sobrar dele será empregado na incrustação colocada em um outro.

Para se produzir os motivos da „Opus“ é preciso maestria no domínio de rochas ornamentais. As incrustações devem ser feitas de forma altamente precisa, de modo aos rejuntes não perturbarem a imagem conjunta. Além disso, as especificidades dos diferentes tipos de rochas devem ser considerados na hora do polimento, por exemplo.

São utilizados 24 tipos de mármore e um quartzito, o Azul Macaúbas; as rochas provêm do mundo inteiro.

Raffaello Galiotto, Lithos Design: „Mikado“.

Gostaríamos de destacar mais uma particularidade: em „Mikado“, por exemplo, os veios naturais do material correm através das incrustações. Quer dizer: em placas de rocha de 2 cm de espessura, são feitas escavações de 1 cm de profundidade. Este processo é extremamente trabalhoso. Contudo, é assim que o designer faz seu tributo em respeito ao jogo da natureza com seus veios na rocha.

No total a coleção tem 5 motivos com 12 variações cromáticas. O objetivo é oferecer ao máximo de clientes seus desejos específicos. Raffaello Galiotto se apresenta como designer industrial: suas criações não devem, como se vê bastante em outros lugares, ser apenas brincadeiras criativas, mas conquistar uma boa aceitação no mercado.

Lithos Design

Raffaello Galiotto

See also:

 

 

 

 

(13.06.2014)