www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

„Women in Stone“ (WIS) chama-se um novo grupo de trabalho do Marble Institute of America (MIA). O objetivo é atrair mais trabalhadoras femininas para o setor de rochas. Iniciativas semelhantes existem já na Itália (Le Donne del Marmo) e também no setor de vinho por lá (Le Donne del Vino) (1, 2, 3).

O arquiteto japonês Kengo Kuma já se pronunciou a favor de utilizar rochas ornamentais nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Com o material, os visitantes poderiam experimentar o espírito do Japão, disse ele, já que o cimento não é mais o material de hoje em dia. Kuma falou a convite da feira Marmomacc em Verona. Ele geralmente engaja-se fortemente a favor do emprego de materiais naturais (em italiano).

Produtos para o bem-estar animal foram desenvolvidos pela empresa alemã Denk, incluindo uma bacia para banho de pássaros em Granicium, uma farinha de pedra de granito, ou ainda casinhas para aves, feitas de uma cerâmica de lava.

Angola: lei de proteção de rochas ornamentais visa relançar produção e criação de mais empregos, disse o ministro da Geologia e Minas.    

Angola exportou 29.900 m³ de rochas ornamentais, num valor total de 8,6 milhões de US-$, em 2013, informou o ministro de Geologia e Minas durante a cerimónia de apresentação da nova Associação Angolana da Indústria de Rochas (Anirochas) (1, 2).

Conhecer a situação da indústria da pedra natural em Portugal é o alvo dum inquérito online promovido pela ASSIMAGRA.

Uma visão panorâmica sobre as pedreiras nas montanhas brancas atrás de Carrara é oferecida em um site na internet.

A britânica Health & Safety Executive (HSE) dedicou um site aos perigos para a saúde no beneficiamento de rochas ornamentais.

Vídeo do Mês: a coluna de água é duas vezes acionada quando uma pedra cai na água, como mostram imagens em câmera lenta (1, 2, 3).

(17.06.2014)