A casa oferece uma vista panorâmica do lago Wörther, na Áustria, e não apenas a sua localização é espetacular. Os arquitetos do escritório vienense Project A01 arquitetos também obtiveram o máximo de efeito das rochas ornamentais escolhidas, razão pela qual no último prêmio de design do Centro de Rochas Hallein suas idéias venceram em nada menos que três categorias.
Em primeiro lugar, há o piso no hall de entrada da casa. Trapézios de mármore branco Thassos e calcário marrom claro Avorio dominam a cena.
Discretamente as linhas guiam o olhar dos visitantes direto para a sala de estar e suas janelas panorâmicas.
Neste caso, estes trapézios não são apenas decoração, mas fazem referência ao exterior da construção: o andar superior é revestido com placas brancas de formas semelhantes, que também são encontradas em uma parte do telhado.
No andar térreo a parede da casa é feita de placas retangulares de calcário Jura, de diferentes tamanhos. Os elementos individuais projetam-se para trás e para frente, pois suas superfícies são escovadas e jateadas.
O piso é revestido com placas de calcário Muschelkalk (bujardado) e escovado.
Por fim, também a própria arquitetura é incomum, como na divisão do prédio: de frente para a rua há uma ala térrea com áreas de uso comum e garagens, que lembra uma nave espacial galáctica. Do outro lado, em direção ao lago, completa-se a área residencial, com dois andares. Ambas estas partes são conectadas por uma área revestida com peças brancas.
E por último, mas não menos importante, o lavabo merece uma atenção especial: a bacia maciça de calcário Amani Dune parece ser atravessada por um riacho. Ela tem 1,1 m de comprimento e 10 cm de espessura. Paredes e pisos apresentam calcários Amani Duna e Avorio, ambos amaciados.
As placas na parede foram compostas de tal forma, que suas veias parecem atravessar aquelas dimensões.
O trabalho em rocha ornamental foi realizado pela empresa de cantaria Wolfgang Ecker GmbH.
Designpreis Steinzentrum Hallein (em alemão)
Wolfgang Ecker GmbH (em alemão)
Fotos: Richard Watzke (em alemão)
(19.06.2014)