Junto com tipos de rochas ornamentais que têm veios fortes vem o desejo de deixar que essas linhas atravessem de uma placa a outra. É um efeito elegante, mas caro. O fato de que também dá pra fazer diferente é demonstrado com o exemplo de uma residência privada em Tessalônica, no norte da Grécia. E você pode encontrar aquele tipo de composição em muitas casas ao longo da costa do Mediterrâneo.
Sem dúvida o efeito desse arranjo em grandes placas é inquietante, contudo também expõe uma excitante tensão entre uma decoração espontânea e um material de classe, neste caso, o mármore Arabescato, de Carrara.
A rocha foi fornecida pela empresa Kallimarmaron, de Tessalônica, que também realizou seu beneficiamento.
No nome da empresa há muitos elementos da alma grega: „kallos” significa bonito e „marmaron”, mármore, e nisso há uma reminiscência dos jogos pan-atenienses, criados na antiga Atenas em honra da deusa Atena. Nos tempos modernos, o estádio que sediou os primeiros Jogos Olímpicos levava novamente este nome. A empresa deseja com isso referir-se à “essência do espírito dos Jogos Olímpicos, que é uma aspiração incessante à excelência”, conforme afirma em seu site.
A empresa foi fundada em 1964 por John Bolari, que ganhou seu dinheiro com esculturas e lápides. Em 2008, seus filhos Chrysoula e Markos ampliaram esse comércio para a esfera internacional.
Desde então a Kallimarmaron opera na península Calcídica, ao sul de Tessalônica, também duas pedreiras. Ali são extraídos os calcários Terra Coral e Terra Honey.
Fotos: Kallimarmaron
(11.07.2014)