www.stone-ideas.com

Muros de pedra levantam-se contra os ventos do Himalaia

Nossa foto mostra a Nilgiri-Norte no Himalaia, 7061 m de altura, localizada no maciço Annapurna. No entanto, aqui não se trata desta montanha, mas do prédio baixo, no lado esquerdo inferior, que mal se levanta para fora da falésia – viajantes que já viram ela de perto dizem ser essa „a estação de rádio mais bonita do mundo“. De lá, a Comunidade Radiodifusora Mustang envia notícias e programas educativos para a população local e mantém os alpinistas informados sobre as condições climáticas. „Mustang“ é o nome deste distrito na fronteira com o Tibete.

„Himalesque“ é como o arquiteto e professor Kim Incheurl chamou seu projeto para a estação de rádio: „Himal“ na língua nepali significa maciço montanhoso. A planta foi desenhada muito de acordo com as condições locais, pois uma marca registrada das montanhas é o vento cortante e incessante.

e lá, a Comunidade Radiodifusora Mustang envia notícias e programas educativos para a população local e mantém os alpinistas informados sobre as condições climáticas. „Mustang“ é o nome deste distrito na fronteira com o Tibete.

Contra ele levantam-se muros externos de 40 cm de espessura, que circundam as instalações. Eles consistem de blocos de rochas, encontráveis em qualquer lugar da superfície naquela altura de 3.000 m, onde estão a cidade de Jomsom e a estação de rádio. Os blocos estão ligados com concreto, elementos que os trabalhadores operaram com as mãos.

Janelas de vidro estão embutidas nas paredes da entrada, de modo a revelar visualmente os acessos.

Janelas de vidro estão embutidas nas paredes da entrada, de modo a revelar visualmente os acessos.

As paredes internas cercam um grande pátio no centro da construção, onde está o mastro da antena da rádio, decorado com as bandeirolas coloridas (que contém preces a serem levadas pelo vento), bem de acordo com o costume local.

Colunas de concreto suportam o telhado ali.

As paredes internas cercam um grande pátio no centro da construção, onde está o mastro da antena da rádio, decorado com as bandeirolas coloridas (que contém preces a serem levadas pelo vento), bem de acordo com o costume local. Colunas de concreto suportam o telhado ali.

O teto é feito de lajes de pedra cobertas com concreto armado.

O teto é feito de lajes de pedra cobertas com concreto armado.

Além do pátio central ainda existem alguns pátios menores, através dos quais a luz natural ilumina todas as salas.

Além do pátio central ainda existem alguns pátios menores, através dos quais a luz natural ilumina todas as salas. Janelas de madeira e assentos feitos de troncos inteiriços conferem ali um pouco de calor à atmosfera de pedra.

No interior, há um outro tipo de paredes de pedra: pilhas planas desenham ali linhas horizontais retas que se estendem por todas as paredes.

No interior, há um outro tipo de paredes de pedra: pilhas planas desenham ali linhas horizontais retas que se estendem por todas as paredes.

Assim também são os tetos do teatro e da sala de concertos.

Assim também são os tetos do teatro e da sala de concertos.

A estação foi construída com subsídio no valor de quase 1 milhão de Dólares oferecidos pela Agência de Cooperação Internacional da Coréia do Sul e pela Lafuma, uma marca de roupas esportivas. O arquiteto, professor emérito da Universidade Chung-Ang de Seul, capital da Coréia, e proprietário do escritório Archium não tinha trabalhado anteriormente com pedra, conforme ele nos conta: „Para a estação de rádio, contudo, recorri aos materiais locais e ao know-how das pessoas de lá.“

Das gilt auch für den großen Tisch in einem der Räume: es ist ein nur grob bearbeitetes Fundstück aus der Gegend. Gneiss ist das Material.

Isso vale também para a grande mesa em uma das salas: trata-se de um achado da área, bem pouco trabalhado. O material é gnaisse.

E como funciona o aquecimento ali? Não há, nos responde Kim Incheurl: o aquecimento só aparece quando algo é cozinhado.

Mas durante o dia, quando o sol queima no alto do céu, a massa de rocha se aquece, de modo que as temperaturas no interior do prédio aproveitam um tanto disso.

O equipamento técnico da estação é de última geração, informa a imprensa local. A Comunidade Radiodifusora Mustang aliás opera na frequência 98,8 MHz.

A construção foi realizada pela empresa coreana Sambu, baseada no Nepal.

Archium

Fotos: Jun Myung-jin

„Himalesque“.„Himalesque“.„Himalesque“.„Himalesque“.

(13.07.2014)