Notas e Agenda

O grupo de trabalho Women in Stone” do Marble Institute of America (MIA) reúne-se na nova feira de rochas ornamentais e revestimentos StonExpo/TISE East em Miami, em 10 de outubro de 2014, com um programa de palestras seguido de networking. Um vídeo mostra as senhoras no alegre pontapé inicial do grupo de trabalho em janeiro (1, 2, 3).

Interruptor de luz de rocha ornamental é oferecido pela empresa Anigmo. A peculiaridade é que por trás do interruptor esconde-se um sensor, de modo que se pode ligar e desligar a luz sem necessidade de toque.

A indústria da construção no Reino Unido registrou em maio de 2014 um crescimento de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A construção privada aumentou 16,8% e a estatal em 29,3% (1, 2).

A Federação Espanhola de Rocha Ornamental (Federación Española de la Piedra Natural) vê o mercado alemão como particularmente interessante. Em maio, ela encomendou uma palestra de especialista sobre o assunto.   

Chapas de mármore e granito foram roubadas por bandas especializadas nas últimas semanas no Sul do Espírito Santo, reporta O Globo.

A Rota do Mármore em Portugal está à procura de uma actividade quase desaparecida na região: a produção de cal. A iniciativa informa: „No dia 30 de Agosto, vamos visitar alguns fornos de cal e conhecer como se fabrica este produto a partir do mármore, guiados por um dos últimos mestres caleiros do nosso Alentejo. Vamos ainda passear por Borba, Estremoz e Sousel.“ Inscrições até 29 de Agosto. Mais informações e inscrições em Facebook (Mail).

O projeto de espaços públicos ou semipúblicos, como bancos, cinemas, hospitais e aeroportos, será um dos focos da exposição Abitare il Tempo, a ser realizada em conjunto com a Marmomacc (24 a 27 de setembro de 2014). O objetivo é apresentar produtos italianos para estes setores. Em todo o mundo este é um setor em crescimento, afirma um comunicado de imprensa.

A feira Natural Stone em Istambul mudou de junho para novembro (de 4 a 7 de 2015).   

A temporada de esculturas de areia atingiu seu pico no hemisfério norte.   

Em Angola, o uso de rocha ornamental deve ser obrigatório em edifícios públicos. O ministro de Geologia e Minas criou um grupo de trabalho para esclarecer as questões técnicas. A administração de Tenerife e das Ilhas Canárias tomou uma decisão semelhante (em português, em espanhol).

(17.08.2014)