Poros em rocha ornamental para produtos de design: Absorção de água como diversão

Um conceito complexo: coeficiente de absorção de água. Ele identifica a quantidade de água que, por exemplo, uma rocha ornamental é capaz de absorver em um determinado período de tempo. O valor, dependendo do tipo de rocha, deriva do número e do tamanho de seus poros, entre outros fatores.

Com esta capacidade de absorver água, o designer japonês Tadahito Ishibashi e seu assistente Kent Ito, da IDL Corporation, desenvolveram um umidificador de granito. A ideia foi premiada com um dos prêmios IF Design Awards deste ano, na categoria design de produto.

Tadahito Ishibashi: „Natural Humidifier“. Foto: IDL Corporation

Tudo no umidificador é simples: „Natural Humidifier” (umidificador natural), chama-se ele. Linhas concêntricas na superfície criam montanhas e vales, dando assim à água a chance de penetrar mais nos poros.

Claro que se pode ter um umidificador também com tecnologia, como um vaporizador ou como evaporadores de sistemas de aquecimento doméstico a óleo. No entanto, esses dispositivos precisam, no primeiro caso, de energia elétrica para funcionar e, no segundo caso, de o sistema de aquecimento estar funcionando.

Já o umidificador de granito, no entanto, estar cheio de água é a única condição que ele precisa para funcionar. Claro que o usuário deve desenvolver um conhecimento de quanta água ele deve receber. Pois se os canais estiverem totalmente lotados de água, a evaporação é reduzida novamente. E é claro que será necessária uma base para assentá-lo.

A solução para resolver o caso de acúmulo de algas decorrente da utilização contínua é simples: basta limpar com uma escova. A funcionalidade da rocha é perpétua, e garantida pela própria natureza.

Seiyu Whang, de 5 anos, na primeira cerimônia de Uchimizu em Nova York, no verão de 2009, na Madison Avenue. Foto: © Rubenstein, fotógrafo Martyna Borkowski / Wikimedia Commons

Tadahito Ishibashi recebeu o incentivo para idealizar produtos de design com rochas ornamentais da empresa Okiseki, que fabrica e distribui o umidificador. Ela estava à procura de uma aplicação para os resíduos de sua fabricação de lápides mortuárias, que podem atingir dimensões monumentais no Japão.

Tadahito Ishibashi deixou-se inspirar pela tradição japonesa do Uchimizu: se está realmente quente no verão, as pessoas costumam molhar seus quintais e calçadas com água. O objetivo é tornar as temperaturas de casa e também da vizinhança mais suportáveis.

Tadahito Ishibashi nos escreveu: „Tenho planos de desenvolver mais objetos modernos em granito.”

IDL Corporation

Okiseki

IF Design

Tadahito Ishibashi. Foto: IDL Corporation(25.08.2014)