Um grande passo dos cantareiros e lapidadores internacionais: eles reuniram o mínimo necessário de 12 equipas nacionais para que essa especialidade pudesse fazer parte do Campeonato Mundial das Profissões (WorldSkills) 2015. As inscrições mais recentes listam Coreia do Sul, Áustria, Itália (Tirol do Sul), Suíça, Japão, França, Finlândia, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, Rússia e Brasil, todos preparados para enviar equipes à competição, que acontece de 11 a 16 de agosto na cidade de São Paulo, onde irão competir umas com as outras em trabalhos práticos.
O objetivo desta competição bianual é incentivar jovens à qualificação profissional. Ao mesmo tempo, também se trata de valorizar a formação profissional em relação ao estudo acadêmico e assim reconhecer a importância da inteligência prática.
A competição está aberta a jovens com um máximo de 22 anos – que devem participar de equipes formadas em seus países, numa soma de pelo menos 12 representações nacionais.
Nas edições anteriores os cantareiros e lapidadores tiveram de lutar para somar doze equipes. Em Calgary, no Canadá, em 2009, eles não atingiram a quota mínima e conseguiram voltar a competir apenas em 2013, em Leipzig, Alemanha. Para a edição Brasil 2015, a participação esteve por muito tempo no limiar.
Conforme relatam os participantes, o evento com mais de 800 profissionais de mesma faixa etária, de 53 países, é uma experiência única. Além da comparação de competências no desempenho altamente exigente de trabalhos práticos cotidianos da rotina profissional, também se trata de conhecer e intercambiar.
Além dos WorldSkills também existe o EuroSkills, um congênero do evento no continente europeu. A próxima edição acontecerá de 2 a 4 de outubro de 2014 em Lille, França. Cantareiros e lapidadores estarão presentes lá também.
A ideia de uma competição de ocupações surgiu em 1946 na Espanha, quando a economia por lá estava lutando com uma enorme falta de trabalhadores qualificados. Mais tarde, Portugal somou-se à iniciativa e posteriormente a competição chamou atenção do resto da Europa. Desde 1970 equipes de outros continentes podem participar do certame.
WorldSkills São Paulo, 11 a 16 de agosto 2015
EuroSkills Lille, de 2 a 4 de outubro 2014
WorldSkills, lista de organizações nacionais
(17.09.2014)