www.stone-ideas.com

Joe Doucet: Mobiliário de rocha ornamental para namoro

O emprego de rocha ornamental de maneira útil em móveis de uso diário frequentemente esbarra no peso do material. A não ser, e nisso está a solução do designer nova-iorquino Joe Doucet, com sua mesa de apoio „Annex“: a peça é construída em partes individuais, que são montáveis.

Joe Doucet: „Annex“.

As duas mesas de apoio foram encomendadas pelo Cooper-Hewitt National Design Museum de Nova York, que desejava algo especial para a NY Design Week de 2014. O material é mármore Arabescato, da região em torno de Carrara. A superfície foi amaciada à mão.

Joe Doucet: „Annex“.

„Queríamos que cada peça tivesse a mesma textura sentida ao tocar a perna do David de Michelângelo“, escreve o designer. No entanto, disso não devia surgir uma obra de arte, mas um produto para uso diário, do qual resultasse um mínimo de resíduos. Os cortes com a precisão necessária são obtidos com a técnica de corte com jato de água.

Joe Doucet: „Annex“.

As mesas são comercializadas apenas através da loja online do museu. Elas são embaladas desmontadas, em um pacote plano. Duas pessoas podem montar as três peças em poucos manuseios.

Doucet enfatiza que nesses móveis de encaixe destaca-se o contraste entre materiais nobres e funcionalidade simples.

Tanto a versão com 24″ (60cm) de altura e uma placa com 16″(aproximadamente 40cm) de comprimento lateral quanto a versão mais baixa, com 13″ (aprox. 33cm) de altura e 26″(aprox. 66cm) de comprimento lateral, custam USD 2650 USD.

Joe Doucet

Cooper-Hewitt National Design Museum, Shop

Fotos: Kendall Mills

(26.09.2014)