No novo distrito comercial de Abu Dhabi há um oásis verde com referências ao deserto

No modelo de um deserto do Golfo Pérsico, a artista e paisagista norte-americana Martha Schwartz compôs um centro verde no bairro Sowwah Square em Abu Dhabi. Para isso ela não precisou trazer altas dunas para dentro da capital dos Emirados Árabes Unidos. Mas sem dúvida pode-se reconhecer traços da zona rural dos arrabaldes da cidade nas colinas plantadas entre as torres de escritórios e hotéis.

E no entanto, o projeto também deixa inequivocamente claro que os negócios são o foco do Sowwah Square: conhecemos esses distritos de cidades como Nova York, onde funcionários dos arranha-céus aproveitam a hora do almoço para sentar ao sol e respirar ar fresco.

As rochas ornamentais são o elemento definidor do design de Martha Schwartz.

As rochas ornamentais são o elemento definidor do design de Martha Schwartz.

Refinadamente ela conseguiu interligar forma e função. Assim as colinas desérticas na altura de prédios corriqueiros oferecem proteção contra o vento Shamal, que muitas vezes sopra com muita força sobre o Golfo.

Refinadamente ela conseguiu interligar forma e função. Assim as colinas desérticas na altura de prédios corriqueiros oferecem proteção contra o vento Shamal, que muitas vezes sopra com muita força sobre o Golfo.

Ao redor das colinas estão espalhados bancos de rocha, tal como vemos em distritos comerciais no ocidente. Ao longo deles correm simultaneamente estreitos canais de água, cuja evaporação torna o microclima mais agradável.

Ao redor das colinas estão espalhados bancos de rocha, tal como vemos em distritos comerciais no ocidente. Martha Schwartz também lhes dá uma função extra: ao longo deles correm simultaneamente estreitos canais de água, cuja evaporação torna o microclima mais agradável. Degraus nesses canaletes, do tipo dos tradicionais sistemas de irrigação Falaj, oferecem borrifamentos de água e convidam ao toque.

Uma referência adicional para as tradições regionais é o conjunto de linhas em diferentes cores de granito no chão. Neles pode-se perceber ecos dos tapetes de beduínos.

Uma referência adicional para as tradições regionais é o conjunto de linhas em diferentes cores de granito no chão. Neles pode-se perceber ecos dos tapetes de beduínos.

O detalhamento de desenhos da planta mostra a variedade de tipos de pedra e acabamentos propostos.

O detalhamento de desenhos da planta mostra a variedade de tipos de pedra e acabamentos propostos.

As colinas íngremes permitem acomodar muito mais verde do que aconteceria em uma superfície plana. As espécies ali colocadas foram selecionadas por sua tolerância à seca e ao calor, bem como a baixas exigências de manutenção. As folhas e flores têm cores marcantes.

As árvores são uma espécie Ficus, que no estágio adulto criam um tipo de dossel, como um protetor solar. Como a folhagem começa apenas a partir dos 3 m de altura, o oásis verde continua aberto.

O Sowwah Square é parte da ilha Al Mariyah em Abu Dhabi, onde surge um novo bairro com prédios de escritórios, hotéis, lojas de grifes e locais de diversão. Ali deverá haver lugar para que 12.000 pessoas exerçam suas atividades. Em 2012 foi concluído o local de descanso e relaxamento concebido por Martha Schwartz, em uma área com 2,6 hectares. A avaliação de sustentabilidade do projeto, segundo os critérios LEED, alcançou o nível Gold.

As áreas de acesso são plantadas com grama média-alta, mantendo a vista livre e convidando a entrar no local. A existência de gramíneas sob o vento Shamal transmite uma atmosfera acolhedora.

As áreas de acesso são plantadas com grama média-alta, mantendo a vista livre e convidando a entrar no local. A existência de gramíneas sob o vento Shamal transmite uma atmosfera acolhedora. As sebes baixas ao redor encontram-se frequentemente em países árabes.

A rocha ornamental foi fornecida pela empresa italiana Campolonghi. A jardinagem foi executada pelo Desert Group, dos Emirados Árabes Unidos.

Sowwah Square

Martha Schwartz Partners

Campolonghi

Fotos: Duncan Chard

Martha Schwartz: Sowwah Square, Abu Dhabi.(12.10.2014)