www.stone-ideas.com

Cetem inaugura núcleo de pesquisa no Espírito Santo

O Centro de Tecnologia Mineral inaugurou na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) o Núcleo Regional do Espírito Santo (NRES). A iniciativa pretende ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais.

O núcleo vai desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse da área mineral, com ênfase no setor brasileiro de rochas ornamentais, principalmente para o Espírito Santo, que é considerado como o estado brasileiro líder em exportação desses minerais.

Com uma área de 1500 m², construída em terreno cedido pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, o Núcleo do Cetem conta com vários laboratórios, usina-piloto, auditório e biblioteca. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas vão integrar a equipe que desenvolverá as atividades na nova unidade.

A atividade de rochas minerias responde pelo quarto lugar no ranking das exportações minerais do País, com embarques de mais de US$ 1 bilhão ao ano. As exportações de rochas ornamentais (brutas e processadas) representam, segundo dados de 2013, 0,54% do total das exportações brasileiras e 2,3% do total das exportações do setor mineral.

O NRES desenvolverá diversas linhas de pesquisa para rochas ornamentais, mas terá como linha de frente as melhorias tecnológicas nos processos de lavra e beneficiamento; aproveitamento de resíduos e pesquisas tecnológicas das rochas ornamentais. O núcleo também estará habilitado a prestar serviços em estudos específicos e caracterização tecnológica de rochas e minérios, bem como a classificação de resíduos.

Fonte: Ministério de Minas e Energia

(06.10.2014)